Faleceu Ilídio Esteves
«Um destacado membro do PCP, que dedicou toda a sua vida à luta da classe operária, dos trabalhadores e do povo português. Uma vida dedicada à luta contra o fascismo, pela liberdade, pela democracia, o socialismo e o comunismo.» É desta forma que o Secretariado do Comité Central do PCP lembra Ilídio Dias Esteves, falecido na segunda-feira.
Nascido em 1924 no concelho de Estarreja, Ilídio Esteves foi membro do MUD Juvenil desde a sua fundação, entrando para o Partido em 1953, ano em que sofre a sua primeira prisão. Em 1954 entra para o quadro de funcionários do PCP.
A 6 de Fevereiro de 1961 foi novamente preso, alcançando a liberdade a 4 de Dezembro desse mesmo ano, sendo um dos participantes da célebre fuga de Caxias, que envolveu outros destacados militantes comunistas. A 6 de Outubro de 1965 voltou a ser preso, tendo sido libertado a 13 de Outubro de 1972.
Eleito membro suplente do Comité Central em 1965, passa a membro efectivo no VIII Congresso do PCP, realizado em 1976. Após o 25 de Abril foi membro da DORL e da DORAL do PCP, tendo nos últimos 25 anos desempenhado tarefas em organismos junto do Comité Central.
O Secretariado do CC lembra ainda a sua modéstia e discrição, salientando igualmente as «recordações de uma vida de dedicação e de exemplo de resistência ao fascismo, de luta pela liberdade e a democracia, um exemplo de coragem e firmeza na luta ao serviço da classe operária, dos trabalhadores, do povo e dos interesses nacionais».