Ficheiro secreto contra ciganos

A polícia francesa utiliza desde há vários anos um ficheiro secreto e ilegal com dados pessoais de ciganos franceses e estrangeiros.

Segundo revelou o LeMonde.fr, no dia 7, o arquivo denominado MENS, sigla de minorias étnicas não sedentarizadas, constituído pelo Gabinete Central de Luta Contra a Delinquência Itinerante, viola claramente a lei francesa que proíbe bases de dados não declaradas com menção de origem racial e étnica, delitos que são punidos com cinco anos de prisão e 300 mil euros de multa.

Na posse de documentos comprovativos, dois advogados das quatro principais associações de ciganos e de nómadas apresentaram na passada semana uma queixa ao procurador de Paris.

O Ministério do Interior afirmou, num primeiro instante, que «não tem conhecimento» de tal ficheiro e a própria polícia desmentiu a sua existência. Porém, horas mais tarde veio reconhecer em comunicado que existiu mas foi destruído em Dezembro de 2007.

Por seu lado, o ministro do Interior, Brice Hortefeux, declarou que «a confirmar-se a existência desse ficheiro» irá «retirar todas as consequências».



Mais artigos de: Europa

França parada

A greve nacional realizada anteontem em França paralisou os transportes e a generalidade dos sectores. No próximo sábado, os trabalhadores voltam a sair à rua.

Dependência económica

Cerca de 46 por cento dos jovens adultos na UE, com idades entre os 18 e os 34 anos, continuam a viver em casa dos pais, apesar de mais de metade ter um emprego a tempo inteiro ou parcial.

Protestos continuam na Grécia

Milhares de trabalhadores manifestaram-se, dia 7, em dezenas de cidades da Grécia contra os cortes salariais impostos aos 750 mil funcionários públicos do país, medida que o governo «socialista» de Papandreu se propõe manter no próximo...

Estudantes saem à rua

Mais de 30 mil jovens em Roma e num total de 300 mil em 80 cidades manifestaram-se, dia 8, contra os cortes orçamentais na Educação impostos pelo governo de Berlusconi. O protesto foi convocado pela União de Estudantes do Ensino Superior, o que não impediu...

Um quarto da riqueza nas mãos de 500

Segundo a última edição da versão romena da revista Forbes, os 500 indivíduos mais ricos do país possuem uma fortuna acumulada de 28 200 milhões de euros, ou seja, 24,3 por cento do Produto Interno bruto da Roménia. Dinu Patriciu, que se tornou milionário...

Orçamentos 2011

Não é apenas por cá que se discute o orçamento para 2011. Há já alguns meses que o Parlamento Europeu (PE) iniciou a discussão sobre as linhas com que se vai coser o orçamento comunitário para o próximo ano. Primeiro,...