Centenas de comunistas e amigos na jornada de trabalho

Erguer a melhor das Festas

Image 5455

Centenas de comunistas e amigos, de várias idades e formações, vindos de todos os pontos do País, participaram no fim-de-semana em mais uma jornada de trabalho. Com muito esforço, dedicação e solidariedade, vai-se construindo a melhor de todas as Festas.

Image 5456

Já reina na Atalaia aquela agitação típica das últimas semanas que antecedem a abertura da Festa do Avante!: gente – muita – num vai-e-vem de tarefas. Muitos do que lá estão por lá ficarão até ao primeiro fim-de-semana de Setembro enquanto que outros aproveitam os sábados, os domingos e as folgas para dar um contributo ao trabalho.
Alguns, pelas suas profissões e conhecimentos, desempenham tarefas específicas, mas a maioria faz de tudo um pouco: da montagem das estruturas de tubo à construção de paredes em madeira; das pinturas às arrumações. E há ainda os que preparam os múltiplos almoços e convívios que marcam os fins-de-semana na Quinta da Atalaia. Se muitos voluntários, à força de uma experiência acumulada ao longo dos anos, sabiam já como levar a bom porto as variadas tarefas também havia os que, estando ali pela primeira vez, observavam atentamente os seus camaradas tentando aprender com eles.

Image 5462


Por todo o recinto, do Espaço Internacional à Cidade da Juventude, passando por todos e cada um dos pavilhões das organizações regionais do Partido e pelo Pavilhão Central, trabalhava-se com afinco sob o escaldante sol de Agosto. No Espaço Internacional construíam-se os pavilhões que, nos dias da Festa, albergarão as delegações de dezenas de partidos comunistas, operários e progressistas, e no Pavilhão Central brigadas de jovens faziam a autêntica tapeçaria de panos brancos que consta do arrojado projecto daquele espaço. E por todo o lado se pintava, se montava, se pregava...

Image 5457


Ao fim de um dia de trabalho, era visível o cansaço – mas sobressaía a satisfação e a alegria do dever cumprido, do trabalho realizado por um objectivo comum: erguer aquela que será a melhor de todas as Festas!

 

Image 5463



Mais artigos de: Festa do Avante!

O futuro que é já presente

 

Image 5445

A Cidade da Juventude é, por excelência, o ponto de encontro dos jovens – comunistas ou não – que visitam a Festa do Avante!, pois é ali que estão plasmados os seus problemas, os seus sonhos, as suas lutas. Planificada, construída e assegurada por jovens, ela prova, como nenhum outro espaço da Festa, que a juventude não é apenas o futuro do Partido como também muito do seu presente.

 

Resistência e luta por todo o País

Expressão maior da capacidade de realização do PCP, indissociável do ideal comunista de que é portadora, a Festa do Avante! realiza-se num momento em que, dando continuidade a 34 anos de política de direita e a pretexto da crise e do défice, se agravam as injustiças, se aprofundam desigualdades sociais e se acentua a dependência do País.

Problemas que serão abordados nos espaços das organizações regionais do Partido, que prometem ser locais de alegria, fraternidade e convívio, assim como de resistência e luta, contra as medidas da política de direita que atingem a juventude, os trabalhadores e o povo. Ali, os visitantes poderão ainda apreciar o melhor da cultura e da gastronomia portuguesa.

Programa à venda

A revista-programa da Festa do Avante! encontra-se à venda, nos centros de trabalho do PCP, desde o fim-de-semana passado. Com 112 páginas, o Programa custa três euros e contém informação essencial sobre a Festa que vai abrir as portas às 18 horas do dia 3 de Setembro: os...

Promover a Festa através do desporto

No âmbito das iniciativas de promoção da Festa do Avante!, no dia 28 de Agosto, às 15 horas, realiza-se, junto à Muralha Ribeirinha de Alcochete, um concurso de pesca desportiva. No dia seguinte, 29, a partir das 10 horas, terá lugar na Quinta da...