- Nº 2754 (2026/09/10)
Num novo e ampliado espaço, a Festa do Livro, que já vai estabelecendo raízes na Quinta do Cabo, voltou a ser o palco principal para o encontro de leitores, autores e, claro está, passe o pleonasmo, muitos milhares de livros. Ziguezagueando por entre clássicos e ensaios sobre a actualidade política e económica, por entre romances, poesia, teatro e livros infantis e juvenis, o destaque recaiu sobre as 19 novidades editoriais das Edições Avante! e da Página a Página.
O espaço de debates arrancou logo na sexta-feira com sessões dedicadas a duas destas obras: “Camões – Poeta do Povo num Mundo em Mudança”, um ponto de contacto com a última edição da festa em que se assinalaram os 500 anos do nascimento do poeta e que reúne os materiais produzidos nas comemorações realizadas pelo PCP, e a mais recente obra de Edgar Silva (com o jornalista Élvio Passos), “Lutas Contra a Ditadura a Partir do ‘Portugal Democrático’: Conexões Transatlânticas”.
As sessões no dia de sábado foram de sol a sol, arrancando logo com um debate sobre o processo da Reforma Agrária e o seu desmantelamento a partir de duas obras de José Soeiro, contando com o autor, Agostinho Lopes e Fernando Oliveira Baptista. O calor intenso da tarde não bateu o calor humano das multidões que se juntaram para assistir às sessões de conversa com Rui Couceiro (escritor e editor literário cujo primeiro romance inclui um personagem inspirado num militante comunista que conheceu numa jornada de trabalho) e o filósofo e músico José Barata-Moura, que lembrou à plateia que, embora possamos pensar solitários, nunca pensamos sozinhos.
Podia também ter sido esse o mote para a sessão seguinte, em que quatro letristas (João Monge, Tim, Inês Pupo e José Barata-Moura, cuja colectânea de cantigas de intervenção e para os mais pequenos foi outra das novidades editoriais) discutiram as particularidades do seu trabalho e a forma como cada um aborda a escrita para canções. De seguida, foi a vez do economista António Avelãs Nunes apresentar o seu mais recente trabalho, “O 25 de Novembro e os seus Mistérios”, numa discussão sobre todo o processo de revisionismo histórico que se desenvolveu, sobretudo nos últimos anos, em torno dos períodos que antecederam e seguiram esta data.
Carina Infante do Carmo, Bárbara Carvalho e Francisco Melo encerraram o dia com um debate sobre a Arte e Transformação no trabalho artístico de Álvaro Cunhal, à boleia da reedição dos seus “Projectos” e do muito esperado “A Arte, o Artista e a Sociedade”.
As três obras apresentadas no último dia da Festa do Livro, “A Constituição Portuguesa – Passado, Presente e Futuro” (de António Filipe), o dossier “Desastre na Ferrovia – 35 Anos de Liberalização!” e “Fidel Castro – Palavras de Um Revolucionário” podem, à primeira vista, dar ares de viagem ao passado mas, nas três sessões, não se falou de outra coisa senão futuro. Manuel Gouveia, no debate sobre a ferrovia, acabou por conseguir a síntese de tudo o que se discutiu no domingo, seja sobre a CRP ou sobre o legado revolucionário cubano: a «compilação de um conjunto de informações sobre um determinado processo, é um instrumento para um combate que se trava hoje.»
A Festa do Livro contou ainda com a presença de autores como Egídio Santos, Isabela Figueiredo, Patrícia Santos Pedrosa, Paulo Antunes, Sofia Sampaio, Carolina Fontela, Gonçalo Pratas, António Cluny, Miguel Carvalho, Patrícia Portela, Pedro Vieira, Ágata Pereira, Ana Biscaia, Rita Correia, Rita Taborda Duarte, Alfredo Soares Ferreira, Armando Sousa Teixeira, Domingos Lobo, Filipe Rua, José Manuel Jara e Máximo Ferreira.
50 anos em 320 páginas
Ao longo de 320 páginas, Festa do Avante! – 50 Anos, traça a memória dos primeiros 50 anos do maior evento político-cultural português (e que «está aí para durar mais 50, mais 50, mais 50», afiançou Madalena Santos, da direcção da Festa do Avante!, na sessão de apresentação desta obra na Festa do Livro). Espelho da nossa Festa, também este livro foi construído por várias mãos e engenhos que, num trabalho minucioso, fizeram a compilação da (quase) totalidade dos milhares de músicos que passaram pela Festa do Avante! e escolheram, de entre mais de uma dezena de milhares de fotografias em arquivo, as 1366 imagens que este trabalho apresenta. Intervieram nesta sessão, para além de Madalena Santos, Alexandre Araújo, Leonel Silva, Luís Carlos Amaro e Manuel Rodrigues.
Disco
A Festa do Disco voltou a ser muito procurada pelos amantes da música, seja ela qual for: portuguesa ou estrangeira, clássica ou contemporânea, rock ou fado, hip-hop ou tradicional. Discos, cassetes, camisolas – havia de tudo.