Mulheres trabalhadoras debatem os seus direitos

O MDM promoveu, no dia 30, no Porto, a primeira mesa redonda do ciclo de debates «Constituição e igualdade: 50 anos de direitos das mulheres». A sessão contou com dezenas de mulheres trabalhadoras da região Norte e foi dedicada ao tema «Trabalho. Salários. Tempo para viver. Pelos direitos das mulheres, cumprir a Constituição».

Em 18 intervenções, as participantes expuseram as condições a que são sujeitas nos seus empregos, nomeadamente a desvalorização do trabalho, a precariedade, os baixos salários, a desregulação de horários e o trabalho não remunerado. «Com especial gravidade é a situação das jovens trabalhadoras», assinala o MDM.

O Movimento realça que o estado das condições de trabalho das mulheres é marcado pelo incumprimento da Constituição e por um «ataque deliberado» aos direitos económicos, sociais e culturais nela consagrados. No final da sessão, foi aprovado um apelo à participação na greve geral.

Entre as participantes, contavam-se trabalhadoras de diferentes sectores com elevada presença de mulheres, designadamente arquitectura, arqueologia, educação, psicologia, saúde, indústrias transformadora e têxtil e grande distribuição.

O ciclo irá continuar ao longo do mês de Junho, com mesas redondas nos dias 13 (Évora), 26 (Faro) e 27 (Coimbra e Lisboa).

 



Mais artigos de: Nacional

MDM exige reforço do SNS e denuncia desigualdades

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) defendeu que «a única resposta para garantir a saúde da mulher, em todas as valências, e em pé de igualdade, ao longo do seu ciclo de vida é garantir um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, geral, articulado e coordenado em todo o território».

MURPI festeja 48 anos com reivindicações

O lançamento do livro do 11.º Congresso do MURPI e o apelo ao Piquenicão Nacional marcaram as comemorações do 48.º aniversário da Confederação, realizadas em Alpiarça.

BALADI rejeita substituição

A Federação Nacional dos Baldios e Comunidades Locais (BALADI) contestou os esclarecimentos prestados pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e pelo Ministério da Agricultura sobre os acordos de delegação de poderes nos Baldios, considerando que o Governo respondeu a uma questão que não estava em...