- Nº 2726 (2026/02/26)

Vale das Mós mobiliza população pela reposição da freguesia

Nacional

Cerca de uma centena de pessoas concentrou-se na sexta-feira, 20 de Fevereiro, em Vale das Mós, no concelho de Abrantes, para exigir a reposição da freguesia e contestar a proposta de realização de um referendo sobre a desagregação. A iniciativa reuniu a população e antigos autarcas, tendo sido aprovada por unanimidade uma moção que defende que, para «viver melhor», Vale das Mós precisa de «eleitos mais próximos», que «oiçam a população e trabalhem com ela».

O projecto de desagregação foi elaborado pela CDU e aprovado por unanimidade na Assembleia de Freguesia em Dezembro de 2022, contando também com aprovação da Câmara Municipal por maioria absoluta e da Assembleia Municipal de Abrantes.

O Grupo de Apoio à Criação da Freguesia de Vale das Mós enviou entretanto uma carta ao presidente da Assembleia da República, contestando a legalidade da eventual consulta popular e reafirmando a vontade expressa pelos órgãos autárquicos.