Uma das maiores greves gerais de sempre

«A Greve Geral, uma das maiores de sempre, teve uma grande adesão dos trabalhadores, muitos dos quais pela primeira vez e com significativo impacto em todo o País. Foi evidente a participação de trabalhadores com vínculos efectivos e vínculos precários, de trabalhadores imigrantes, a participação destacada da juventude e das mulheres, uma forte expressão nos diversos sectores de actividade, na indústria, nos serviços, no sector privado e no sector público. Foram também significativos as centenas de piquetes e dezenas de concentrações e manifestações com a participação de muitos milhares de pessoas.»

 

Derrotado pela luta, o pacote laboral tem de ser retirado

«A Greve Geral de 11 de Dezembro, no desenvolvimento da luta dos trabalhadores e do povo, marca impressivamente a vida nacional.

A sua poderosa expressão contribui decisivamente para a rejeição do pacote laboral, o isolamento político e social do Governo, a denúncia da natureza anti-social da sua política e abre a perspectiva de, com a ampliação da frente social de luta, derrotar os seus projectos e a sua política.»

«A Greve Geral coloca o trabalho e a situação dos trabalhadores no centro da discussão. É um forte aviso ao grande patronato e ao Governo de que deve retirar, não apenas uma ou outra medida, mas sim todo o pacote laboral.»

«O Comité Central do PCP saúda os trabalhadores pela sua participação na Greve Geral contra o pacote laboral, o retrocesso e a exploração e pela exigência de mais salário, direitos, serviços públicos. Saúda a CGTP-IN, a grande central sindical dos trabalhadores portugueses, que tomou a iniciativa de avançar com a acção contra o pacote laboral e a Greve Geral. Saúda as estruturas sindicais e outras organizações dos trabalhadores que marcaram posição e se associaram à Greve Geral, os milhares de dirigentes, delegados sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores e todos os trabalhadores, que participaram activamente no esclarecimento, na mobilização e na organização, determinantes para o êxito desta grande jornada de luta.»

 

Força para resistir e avançar

«A Greve Geral, uma viva afirmação dos direitos e liberdades democráticas, demonstra que os trabalhadores e o povo, usando todos os direitos que a Constituição da República Portuguesa consagra, têm a força bastante não só para resistir e enfrentar a regressão social e o revanchismo antidemocrático, mas também para afirmar o caminho de progresso social que Portugal precisa.»

Todos os excertos são retirados do comunicado do Comité Central de 15 de Dezembro de 2025