Orçamento «chumbado» hoje
A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública convocou para hoje, dia 27, às 10 horas, uma concentração de dirigentes, delegados e activistas sindicais, junto da Assembleia da República, para reafirmar a rejeição do Orçamento do Estado para 2026.
Para hoje está agendada, no plenário parlamentar, a votação final global do OE, no qual se mantém a imposição do Governo para uma actualização salarial de apenas 2,1 por cento. Como «única proposta nova», após o simulacro de negociação com os sindicatos, apenas surgiu o aumento do subsídio de refeição em dez cêntimos e em 2027. Para a Frente Comum, isto é «uma provocação e um desrespeito por quem, todos os dias, garante os serviços de que a população necessita», mas não tem o subsídio de refeição actualizado desde 2023 (então fixado em seis euros) e «vê o seu salário a desvalorizar, ano após ano».
Depois da greve de 24 de Outubro, em toda a Administração Pública, e da Marcha Nacional contra o pacote laboral, a 8 de Novembro (com muitos milhares de trabalhadores do sector), o Governo «pode contar com a continuidade da luta» - estando no horizonte a greve geral de 11 de Dezembro.




