Desfile e plenário no Porto pelos 50 anos do STAL

O plenário geral do STAL, dia 22, no Porto, começou com um desfile, da Avenida D. Afonso Henriques até à Alameda das Fontainhas, e reuniu meio milhar de pessoas, para celebrar o 50.º aniversário do sindicato.

«Uma coisa é aquilo que o Governo quer, outra é aquilo que será capaz de concretizar»

Lusa

A iniciativa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins (STAL/CGTP-IN), evocando a cidade onde se realizou a sua Assembleia Constituinte, a 24 de Agosto de 1975, tomou contornos muito para lá da efeméride. A história destas cinco décadas foi a base para afirmar a determinação de responder aos problemas com que hoje se confrontam os trabalhadores.

Foi dado destaque à resposta à ofensiva legislativa do Governo. Pouco antes, nessa manhã, o Secretário-Geral da CGTP-IN – que também participou no desfile e usou da palavra no plenário – tinha anunciado a convocação de uma jornada nacional de luta, a 20 de Setembro.

A presidente do STAL, Cristina Torres, expressou o compromisso colectivo de «continuar a esclarecer e mobilizar os trabalhadores», para participarem nas manifestações em Lisboa e no Porto.

A luta contra o pacote laboral junta-se à exigência de melhores condições de trabalho e de vida, que no âmbito do STAL se traduzem por revisão da Tabela Remuneratória Única, aumento dos salários, valorização e recuperação das profissões, revogação do SIADAP, 25 dias de férias e semana de 35 horas para todos.

De acordo com uma nota publicada pelo STAL, vai intensificar-se a realização de plenários nos locais de trabalho. Será organizada uma «Caravana dos Resíduos», para dar força à reivindicação de reconhecimento e valorização social e profissional dos trabalhadores deste sector e à defesa do serviço público de recolha e tratamento de resíduos sólidos.

«Há que organizar o combate, sabendo que uma coisa é aquilo que o Governo quer, outra é aquilo que será capaz de concretizar, quando confrontado com a luta», notou Cristina Torres.

No plenário, dirigido por Ana Moreira, coordenadora da Direcção Regional do Porto do STAL, interveio ainda Sebastião Santana. O coordenador da Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública valorizou o papel do STAL na defesa dos direitos dos trabalhadores da Administração Local e no âmbito mais geral.

No plenário compareceram Jaime Toga, da Comissão Política do Comité Central do PCP, Joana Rodrigues, vereadora na CM do Porto, e Diana Ferreira, candidata a presidente deste órgão. A delegação do Partido saudou o papel do STAL na luta dos trabalhadores.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Do assalto aos salários às lágrimas de crocodilo

Imaginado pelas confederações patronais, desenhado e apresentado pelo Governo PSD/CDS e aplaudido por aqueles que fazem seus os interesses do grande capital. Assim podemos descrever o novo pacote laboral apresentado, há pouco mais de um mês, pelo Governo. No plano das remunerações, que tão afastado tem estado do círculo...

Pela urgente contratação de enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN) está a realizar, em vários distritos, acções de protesto, a exigir «a contratação urgente de profissionais e o necessário investimento no Serviço Nacional de Saúde». Em caravana automóvel, o SEP deu uma «Volta a Lisboa», no dia 20,...