…e na arquitectura
No dia 27, faleceu Nuno Portas, com 90 anos. Natural de Vila Viçosa, terra onde nasceu em 1934, Nuno Portas dedicou a sua vida à arquitectura e ao urbanismo, tendo estudado nas escolas de Belas Artes de Lisboa e do Porto – licenciando-se nesta última. Foi, a partir de 1962, investigador no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, tendo, também integrado (e dirigido) a revista Arquitectura – pela qual recebeu o Prémio Gulbenkian de Crítica de Arte.
Auto-definido como «católico progressista» no tempo do fascismo, foi uma das figuras do Movimento de Renovação da Arte Religiosa, que, nos anos 50 e 60, se opôs aos modelos artísticos tradicionais do regime.
Após o 25 de Abril, assume funções como secretário de Estado da Habitação e Urbanismo nos primeiros três Governos Provisórios (de Palma Carlos e Vasco Gonçalves), sendo um dos impulsionadores do programa SAAL.
Das obras em que participou, destacam-se a Igreja do Coração de Jesus, Lisboa, o plano da Expo 98 ou a reabilitação do centro histórico de Guimarães.




