A baía do Seixal foi o pano de fundo para a apresentação, no passado domingo, 13, da candidatura da CDU à câmara do Seixal. A apresentação da candidatura encabeçada por Paulo Silva contou com João Frazão da Comissão Política do PCP e Susana Silva do PEV
O largo coreto de Amora, escolhido para a ocasião, encontra-se a escassos minutos do local onde, ano após ano, se levanta uma das mais belas demonstrações de trabalho colectivo no País: a Festa do Avante! Festa que é expressão significativa da ligação do PCP e da CDU a este concelho que lidera desde as primeiras autárquicas e cujo projecto continua a levar o Seixal num caminho de desenvolvimento e progresso.
Concelho de Abril
Chamado por Corália Loureiro, da Comissão Concelhia do Seixal do PCP, coube a Paulo Silva, actual presidente da câmara e candidato da CDU, fazer a intervenção de abertura da sessão. Destacando o trabalho do povo do Seixal que o fez passar de “um concelho onde estava tudo por fazer” para um que é “modelo de desenvolvimento a nível nacional” aproveitou para revelar um dos segredos para o sucesso quando, citando um antigo presidente da câmara, afirmou que “o nosso segredo era que até conhecíamos as pedras da calçada”.
Apesar das manobras da oposição no concelho, tendo-se os diferentes partidos da política de direita unido ao longo deste último mandato para chumbar projectos e orçamentos do executivo, muito tem avançado no concelho como relatou Paulo Silva, em áreas como a saúde, a educação, a protecção do ambiente, o desporto ou a defesa da cultura e do movimento associativo, muito rapidamente nos deparamos com a vastidão da obra autárquica da CDU que vai desde a promoção de grandes eventos como o Festival do Maio aos avanços conseguidos em domínios como a construção do Parque Urbano da Quinta das Laranjeiras ou a de 8 novas creches com 673 vagas gratuitas. Fica perceptível que se fossemos elencar toda a obra da CDU nos últimos anos, certamente a iniciativa se teria estendido até de madrugada.
Futuro de Confiança
De seguida, intervieram Susana Silva, dos Verdes, e João Frazão, responsável da Organização de Setúbal do PCP. A dirigente dos ecologistas deu vários exemplos do trabalho desenvolvido no plano da sustentabilidade como a apresentação da construção do Parque Urbano de Corroios e mencionou ainda a hipocrisia do candidato do PS quando este aponta a construção do Hospital do Seixal como uma prioridade após múltiplos governos do seu partido terem ignorado esta necessidade.
João Frazão, por sua vez, destacou a importância de realizações como a abertura de 23 salas de pré-escolar para 600 crianças mas lembrando sempre que, sendo a CDU sinónimo de “trabalho realizado”, não dormimos à sombra dessa realidade e que “mais do que passado, este é o projecto do futuro”. Num projecto composto por “gente que dá tudo para que a maioria viva melhor na sua terra”, o dirigente comunista rematou a iniciativa dizendo que o facto de existirem eleições legislativas no próxima dia 18 de Maio não deve significar dificuldades mas sim “uma oportunidade para falar ainda com mais gente”.