Até domingo a Festa do Avante! dá-se a conhecer em todo o País

Entre hoje e domingo realiza-se em todo o País uma jornada de divulgação da Festa do Avante!, assente em distribuições de um folheto específico, colagens de cartazes, som de rua e venda pública desta edição do Avante!. A Entrada Permanente (EP) já está à venda e a compra antecipada é vantajosa para a Festa e para o visitante.

 

Podemos dizer com certeza que não há festa como esta

Com o programa cultural e político ainda em construção, há muito já para dizer sobre a Festa do Avante!, quer sobre a edição que aí vem quer sobre as suas características fundamentais, que todos os anos se reafirmam e renovam.

Desde logo que é a maior iniciativa político-cultural do País, realizada pelo PCP desde 1976 e sempre construída com o trabalho de muitos, militantes ou não do PCP. Ou então que é a festa de todos e para todos, onde durante três dias se valoriza a arte, a cultura, o desporto, a alegria, o convívio, a fraternidade, o internacionalismo, a luta.

O espaço amplo e aprazível, a música, o teatro e o cinema, a ciência e as artes plásticas, o desporto, a gastronomia e o artesanato, os debates e a solidariedade internacionalista – de tudo se faz esta Festa, que é também um espaço único de encontros – de pessoas, de sabores, de sons, de mundos, de lutas, que trazem consigo uma energia incomparável, infinita e multiplicável por todos os que a vivem.

No folheto que está em distribuição por estes dias, interpela-se directamente os seus destinatários: «É tua esta Festa! e de todos os que queiras trazer contigo. E é por ser assim – aberta, feliz, da classe – que podemos dizer com certeza que não há festa como esta!»

Nestas páginas mostramos um pouco do que será a Festa do Avante! de 2025.

 

Bienal de Artes plásticas e exposição de Rita Andrade
O Espaço das Artes acolhe, este ano, a 24.ª edição da Bienal de Artes Plásticas, cujo regulamento de participação se encontra disponível em www.festadoavante.pcp.pt. Os interessados podem concorrer até 31 de Maio com trabalhos nas diversas linguagens e técnicas das artes plásticas, multimédia e performance/instalação, consideradas hoje património da arte contemporânea.

Em paralelo, estará patente uma exposição da artista Rita Andrade, cujo trabalho se centra no poder transformador da arte, que no seu caso funciona como catalisador para o discurso crítico. A causa palestiniana está no centro da obra da artista, que já realizou três exposições individuais que lhe foram inteiramente dedicadas: NonViolent Resistance, 2024; Identity and Land, 2023; I Can’t Breathe Since 1948, 2021. Numa entrevista concedida ao Avante!, que será futuramente publicada, conta como a viagem que realizou à Palestina a mudou para sempre: «voltei e percebi que o meu tipo de arte era interventiva e que tinha de dar voz à Palestina. Vim de lá com muitos amigos, mas também muito chocada e magoada.» Na Festa, Rita Andrade mostrará algumas obras já vistas e outras inéditas.

No Espaço das Artes haverá também uma banca, acessível a todos os visitantes, com diversos materiais, nomeadamente catálogos e serigrafias.

 

Concerto sinfónico celebra fim da II Guerra Mundial e a luta pela paz
O concerto sinfónico que este ano iniciará a série de espectáculos do Palco 25 de Abril vai celebrar os 80 anos do fim da II Guerra Mundial e a vitória sobre o nazi-fascismo. A primeira parte do concerto terá como tema Música degenerada, o nome que os nazis davam à música que proibiam; a segunda parte intitula-se A guerra e a resistência heróica ao nazismo; a terceira tem como mote Música dos campos de concentração e de extermínio, com peças dedicadas a ou compostas por prisioneiros dos campos de concentração.

A quarta parte, intitulada A “grandeza do espírito humano” e a luta pela paz, inclui uma composição de Mahmoud Abuwarda dedicada aos palestinianos da Faixa de Gaza.

O programa completo será a seu tempo divulgado.

 

Compra já a tua EP, título de solidariedade com a Festa, e poupa 13,5 euros
A Entrada Permanente (EP), que dá acesso a todos os espaços e eventos da Festa do Avante!, não é um mero «bilhete», é um título de solidariedade com a Festa e os seus construtores. A sua compra antecipada contribui para uma Festa melhor e tem vantagens para o próprio visitante: até à véspera da Festa, custa apenas 34 euros, menos 13,5 euros do que nos dias da Festa. É ainda possível adquirir os últimos Conjuntos Avante! 2025, que incluem uma EP, um saco, uma caneca, um estojo e um pin – tudo por apenas 46 euros.

 

Corrida e Caminhada com inscrições abertas
A 36.ª Corrida da Festa do Avante! realiza-se no dia 7 de Setembro às 9h30, com uma distância de 10 mil metros (distância homologada pela Federação Portuguesa de Atletismo). É uma prova aberta, destinada a representantes de clubes federados ou não, associações ou atletas individuais.

Os três primeiros atletas de cada escalão a concluir o percurso receberão troféus ou taças, que serão também atribuídas às 10 primeiras equipas (para a classificação colectiva contam os cinco primeiros atletas de cada equipa, independentemente do escalão). Todos os que terminarem a prova poderão entrar na Festa.

Nesse mesmo dia, há uma Caminhada de 4500 metros.

Regulamento e inscrições em https://www.festadoavante.pcp.pt/2025/corrida-da-festa.

 

Revelar novos valores da música portuguesa
O prazo de candidaturas para o Concurso de Bandas Novos Valores, promovido pela JCP e que este ano tem como lema «Leva a Cultura Avante!», foi alargado para 13 de Abril. As condições de participação estão inscritas no regulamento, que pode ser consultado em https://www.festadoavante.pcp.pt/2025/regulamento-do-concurso-de-bandas-novos-valores.

O concurso permite aos novos projectos musicais a apresentação pública dos seus trabalhos e, assim, a divulgação e promoção dos jovens músicos e do seu trabalho. O concurso é aberto a músicos e bandas profissionais ou amadoras, estando todos colocados em posição de igualdade, sendo aceites e respeitadas de igual forma todas as correntes musicais. Só são aceites temas originais.

A média etária das bandas e participantes não deve ser superior a 35 anos.

 

Acampamento para visitantes

Abertura: sexta-feira, 5 de Setembro, 10h00

Encerramento: segunda-feira, 8 Setembro, 13h00

A Festa do Avante! dispõe de um acampamento de apoio aos visitantes, localizado no Parque do Serrado. Para aceder é necessário preencher uma ficha de inscrição, possuir um documento de identificação, ter EP e pagar o valor para todo o período de estadia, no momento da inscrição.

O regulamento está publicado em www.festadoavante.pt. e como o acampamento possui uma capacidade limitada, é importante proceder à pré-inscrição em [email protected].

A inscrição é obrigatória para caravanas e rolotes.