Até domingo a Festa do Avante! dá-se a conhecer em todo o País

Entre hoje e do­mingo re­a­liza-se em todo o País uma jor­nada de di­vul­gação da Festa do Avante!, as­sente em dis­tri­bui­ções de um fo­lheto es­pe­cí­fico, co­la­gens de car­tazes, som de rua e venda pú­blica desta edição do Avante!. A En­trada Per­ma­nente (EP) já está à venda e a compra an­te­ci­pada é van­ta­josa para a Festa e para o vi­si­tante.

 

Po­demos dizer com cer­teza que não há festa como esta

Com o pro­grama cul­tural e po­lí­tico ainda em cons­trução, há muito já para dizer sobre a Festa do Avante!, quer sobre a edição que aí vem quer sobre as suas ca­rac­te­rís­ticas fun­da­men­tais, que todos os anos se re­a­firmam e re­novam.

Desde logo que é a maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural do País, re­a­li­zada pelo PCP desde 1976 e sempre cons­truída com o tra­balho de muitos, mi­li­tantes ou não do PCP. Ou então que é a festa de todos e para todos, onde du­rante três dias se va­lo­riza a arte, a cul­tura, o des­porto, a ale­gria, o con­vívio, a fra­ter­ni­dade, o in­ter­na­ci­o­na­lismo, a luta.

O es­paço amplo e apra­zível, a mú­sica, o te­atro e o ci­nema, a ci­ência e as artes plás­ticas, o des­porto, a gas­tro­nomia e o ar­te­sa­nato, os de­bates e a so­li­da­ri­e­dade in­ter­na­ci­o­na­lista – de tudo se faz esta Festa, que é também um es­paço único de en­con­tros – de pes­soas, de sa­bores, de sons, de mundos, de lutas, que trazem con­sigo uma energia in­com­pa­rável, in­fi­nita e mul­ti­pli­cável por todos os que a vivem.

No fo­lheto que está em dis­tri­buição por estes dias, in­ter­pela-se di­rec­ta­mente os seus des­ti­na­tá­rios: «É tua esta Festa! e de todos os que queiras trazer con­tigo. E é por ser assim – aberta, feliz, da classe – que po­demos dizer com cer­teza que não há festa como esta!»

Nestas pá­ginas mos­tramos um pouco do que será a Festa do Avante! de 2025.

 

Bi­enal de Artes plás­ticas e ex­po­sição de Rita An­drade
O Es­paço das Artes acolhe, este ano, a 24.ª edição da Bi­enal de Artes Plás­ticas, cujo re­gu­la­mento de par­ti­ci­pação se en­contra dis­po­nível em www.fes­ta­do­a­vante.pcp.pt. Os in­te­res­sados podem con­correr até 31 de Maio com tra­ba­lhos nas di­versas lin­gua­gens e téc­nicas das artes plás­ticas, mul­ti­média e per­for­mance/​ins­ta­lação, con­si­de­radas hoje pa­tri­mónio da arte con­tem­po­rânea.

Em pa­ra­lelo, es­tará pa­tente uma ex­po­sição da ar­tista Rita An­drade, cujo tra­balho se centra no poder trans­for­mador da arte, que no seu caso fun­ciona como ca­ta­li­sador para o dis­curso crí­tico. A causa pa­les­ti­niana está no centro da obra da ar­tista, que já re­a­lizou três ex­po­si­ções in­di­vi­duais que lhe foram in­tei­ra­mente de­di­cadas: Non­Vi­o­lent Re­sis­tance, 2024; Iden­tity and Land, 2023; I Can’t Bre­athe Since 1948, 2021. Numa en­tre­vista con­ce­dida ao Avante!, que será fu­tu­ra­mente pu­bli­cada, conta como a vi­agem que re­a­lizou à Pa­les­tina a mudou para sempre: «voltei e per­cebi que o meu tipo de arte era in­ter­ven­tiva e que tinha de dar voz à Pa­les­tina. Vim de lá com muitos amigos, mas também muito cho­cada e ma­goada.» Na Festa, Rita An­drade mos­trará al­gumas obras já vistas e ou­tras iné­ditas.

No Es­paço das Artes ha­verá também uma banca, aces­sível a todos os vi­si­tantes, com di­versos ma­te­riais, no­me­a­da­mente ca­tá­logos e se­ri­gra­fias.

 

Con­certo sin­fó­nico ce­lebra fim da II Guerra Mun­dial e a luta pela paz
O con­certo sin­fó­nico que este ano ini­ciará a série de es­pec­tá­culos do Palco 25 de Abril vai ce­le­brar os 80 anos do fim da II Guerra Mun­dial e a vi­tória sobre o nazi-fas­cismo. A pri­meira parte do con­certo terá como tema Mú­sica de­ge­ne­rada, o nome que os nazis davam à mú­sica que proi­biam; a se­gunda parte in­ti­tula-se A guerra e a re­sis­tência he­róica ao na­zismo; a ter­ceira tem como mote Música dos campos de con­cen­tração e de ex­ter­mínio, com peças de­di­cadas a ou com­postas por pri­si­o­neiros dos campos de con­cen­tração.

A quarta parte, in­ti­tu­lada A “gran­deza do es­pí­rito hu­mano” e a luta pela paz, in­clui uma com­po­sição de Mah­moud Abuwarda de­di­cada aos pa­les­ti­ni­anos da Faixa de Gaza.

O pro­grama com­pleto será a seu tempo di­vul­gado.

 

Compra já a tua EP, tí­tulo de so­li­da­ri­e­dade com a Festa, e poupa 13,5 euros
A En­trada Per­ma­nente (EP), que dá acesso a todos os es­paços e eventos da Festa do Avante!, não é um mero «bi­lhete», é um tí­tulo de so­li­da­ri­e­dade com a Festa e os seus cons­tru­tores. A sua compra an­te­ci­pada con­tribui para uma Festa me­lhor e tem van­ta­gens para o pró­prio vi­si­tante: até à vés­pera da Festa, custa apenas 34 euros, menos 13,5 euros do que nos dias da Festa. É ainda pos­sível ad­quirir os úl­timos Con­juntos Avante! 2025, que in­cluem uma EP, um saco, uma ca­neca, um es­tojo e um pin – tudo por apenas 46 euros.

 

Cor­rida e Ca­mi­nhada com ins­cri­ções abertas
A 36.ª Cor­rida da Festa do Avante! re­a­liza-se no dia 7 de Se­tembro às 9h30, com uma dis­tância de 10 mil me­tros (dis­tância ho­mo­lo­gada pela Fe­de­ração Por­tu­guesa de Atle­tismo). É uma prova aberta, des­ti­nada a re­pre­sen­tantes de clubes fe­de­rados ou não, as­so­ci­a­ções ou atletas in­di­vi­duais.

Os três pri­meiros atletas de cada es­calão a con­cluir o per­curso re­ce­berão tro­féus ou taças, que serão também atri­buídas às 10 pri­meiras equipas (para a clas­si­fi­cação co­lec­tiva contam os cinco pri­meiros atletas de cada equipa, in­de­pen­den­te­mente do es­calão). Todos os que ter­mi­narem a prova po­derão en­trar na Festa.

Nesse mesmo dia, há uma Ca­mi­nhada de 4500 me­tros.

Re­gu­la­mento e ins­cri­ções em https://​www.fes­ta­do­a­vante.pcp.pt/​2025/​cor­rida-da-festa.

 

Re­velar novos va­lores da mú­sica por­tu­guesa
O prazo de can­di­da­turas para o Con­curso de Bandas Novos Va­lores, pro­mo­vido pela JCP e que este ano tem como lema «Leva a Cul­tura Avante!», foi alar­gado para 13 de Abril. As con­di­ções de par­ti­ci­pação estão ins­critas no re­gu­la­mento, que pode ser con­sul­tado em https://​www.fes­ta­do­a­vante.pcp.pt/​2025/​re­gu­la­mento-do-con­curso-de-bandas-novos-va­lores.

O con­curso per­mite aos novos pro­jectos mu­si­cais a apre­sen­tação pú­blica dos seus tra­ba­lhos e, assim, a di­vul­gação e pro­moção dos jo­vens mú­sicos e do seu tra­balho. O con­curso é aberto a mú­sicos e bandas pro­fis­si­o­nais ou ama­doras, es­tando todos co­lo­cados em po­sição de igual­dade, sendo aceites e res­pei­tadas de igual forma todas as cor­rentes mu­si­cais. Só são aceites temas ori­gi­nais.

A média etária das bandas e par­ti­ci­pantes não deve ser su­pe­rior a 35 anos.

 

Acam­pa­mento para vi­si­tantes

Aber­tura: sexta-feira, 5 de Se­tembro, 10h00

En­cer­ra­mento: se­gunda-feira, 8 Se­tembro, 13h00

A Festa do Avante! dispõe de um acam­pa­mento de apoio aos vi­si­tantes, lo­ca­li­zado no Parque do Ser­rado. Para aceder é ne­ces­sário pre­en­cher uma ficha de ins­crição, pos­suir um do­cu­mento de iden­ti­fi­cação, ter EP e pagar o valor para todo o pe­ríodo de es­tadia, no mo­mento da ins­crição.

O re­gu­la­mento está pu­bli­cado em www.fes­ta­do­a­vante.pt. e como o acam­pa­mento possui uma ca­pa­ci­dade li­mi­tada, é im­por­tante pro­ceder à pré-ins­crição em acam­pa­men­to­ex­te­rior@fes­ta­do­a­vante.pcp.pt.

A ins­crição é obri­ga­tória para ca­ra­vanas e ro­lotes.