A 3.ª edição revista do livro O Novembro que Abril não Merecia, da autoria do Professor António Avelãs Nunes, foi apresentado no dia 28 na Livraria "Lápis de Memórias", em Coimbra.
A sessão, apresentado pelo Major General Jorge Aires, presidente da direcção da Associação Conquistas da Revolução, contou com a presença do autor e foi presidida pelo Dr. Augusto José Monteiro.
As cerca de 40 pessoas que estiveram presentes demonstraram vivo interesse pelo tema e pelo legado histórico que a obra resgata. Foi um momento de reflexão sobre os acontecimentos que marcaram o pós-25 de Abril, tendo...
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
A exposição Liberdade! Liberdade! A revolução no Teatro, sobre o papel do teatro na transição da ditadura fascista para a democracia, depois de ter estado em Setúbal, está agora patente no Porto e em Palmela.
A mostra, inaugurada em Julho de 2024 no âmbito do Festival de Almada, é uma iniciativa desenvolvida pelo Museu...
Fogo do Vento, filme de Marta Mateus, conquistou o prémio de Melhor Primeiro Filme Internacional, no Festival de Busto Arsizio, em Itália.
Destacada pelo júri do certame, que anunciou a decisão no dia 5, é a «linguagem pessoal» da realizadora portuguesa.
Fogo do Vento, «é uma fábula que percorre passado, presente e...
Os Cara de Espelho venceram na categoria de Melhor Banda a 1.ª edição dos Futurawards. Concedido pela Rádio Futura, o prémio foi decidido a partir da votação do público e da análise de um júri formado por nomes destacados da cena musical.
O álbum homónimo, Cara de Espelho, que foi lançado em Janeiro de 2024, alcançou...
Um conjunto de 518 bens culturais, parte do espólio do antigo Hospital Miguel Bombarda, em Lisboa, entrou em processo de classificação como interesse público através de um despacho publicado dia 26 de Março em Diário da República.
Do acervo, além de fotografias, registos e ficheiros clínicos, constam dezenas de obras de...
A fotógrafa portuguesa Maria Abranches está entre os 42 vencedores regionais do World Press Photo, o que a coloca como finalista para "a fotografia do ano" a anunciar no próximo dia 17 de Abril.
Maria, assim se chama a reportagem que a levou à conquista do prémio na categoria “Histórias”, na região Europa. O trabalho...