Nas eleições autárquicas de 2021 a CDU reconquistou a Câmara de Viana do Alentejo ao PS com 37,36 por cento dos votos e promoveu, neste mandato, o maior investimento de sempre no concelho, perto de 20 milhões de euros. Ao Avante!, Luís Miguel Fialho Duarte, presidente do município, que volta a encabeçar a candidatura da CDU, recordou as dificuldades encontradas, explicou o trabalho realizado nos últimos quatro anos e avançou com um conjunto de propostas para melhorar a qualidade de vida das populações.
Um deles foi a requalificação da Escola Básica e Secundária Dr. Isidoro de Sousa, na sede do concelho, um projecto aprovado em 2018 [pelo PS], que teve que ser alterado e a obra «iniciada e concluída» pelo executivo CDU. No projecto inicial «queriam aproveitar as caixilharias e as canalizações com mais de 40 anos», recordou Luís Duarte, informando que «nos 12 anos de mandato de Bengalinha Pinto [do PS] não houve uma obra fechada completamente. Até em termos de candidaturas ao Portugal 2020 tivemos que ser nós [CDU] a fazê-lo». Desabafou ilustrando a situação com o ditado popular: «Cada tiro, cada melro».
Outro entrave encontrado foi a actualização das carreiras e dos salários dos trabalhadores municipais. «O SIADAP estava atrasado cinco anos e havia técnicos superiores a receber o vencimento de assistentes operacionais», referiu, explicando que entre 2022 a 2023 «foram gastos em retroactivos das actualizações das carreiras perto de 300 mil euros».
Emendar o que estava mal
De lá para cá «temos estado a inverter a situação e fazer cumprir o nosso programa eleitoral», com o apoio da população que «nos vê a emendar coisas que os outros fizeram mal». Além da requalificação da escola, Luís Duarte destacou outros projectos já iniciados, como a construção de um novo quartel da GNR em Viana do Alentejo, em parceria com o Ministério da Administração Interna, e a construção de dois pólos de saúde nas freguesias de Aguiar e de Alcáçovas, financiados no âmbito do PRR. O município vai ainda dar continuidade à ampliação do Centro de Saúde de Viana do Alentejo, que irá permitir novas valências, nomeadamente dentista, raio-x, fisioterapia e análises clínicas. Prevista está ainda a requalificação das escolas de Alcáçovas e de Aguiar.
Sobre o processo de descentralização de competências do Estado para as autarquias, o presidente da Câmara referiu que o prometido «envelope financeiro» não acompanhou «as necessidades», nomeadamente em termos do pessoal.
Tanques...
Reabilitados foram também os tanques de Viana do Alentejo e requalificado o espaço adjacente. O objectivo passou por contribuir para a capitalização do valor histórico e social daquele equipamento, tendo-se associado o município à criação da «Rota da Água».
… e Centro Municipal da Protecção Civil
Com um investimento superior a 178 mil euros, a Câmara Municipal avançou com a ampliação do Centro Municipal de Protecção Civil em Viana do Alentejo.
Pensar no presente e no futuro do concelho
Outra das grandes obras do mandato é a Área de Serviço para Caravanas de Viana do Alentejo, situada junto ao Mercado Municipal e do centro da vila. Este espaço permite pernoitas durante todo o ano e disponibiliza várias comodidades, contribuindo deste modo para impulsionar a economia local e o turismo. «Queremos que as pessoas passem e fiquem por cá» e possam visitar o «valioso património» do concelho, como o Santuário de Nossa Senhora D’Aires, a Igreja Matriz de Viana do Alentejo, as olarias, o fabrico de chocalhos, a arquitectura de Alcáçovas, o Paço dos Henriques, destacou Luís Duarte. Em termos turísticos, estão a surgir novos alojamentos locais e um hotel, numa antiga fábrica de farinha, «mais um passo que se dá na fixação da população e no crescimento sustentável do concelho».
Fundamental será também a futura Zona Industrial de Aguiar. Em causa está a criação de um loteamento com o intuito de dotar a freguesia de lotes com características adequadas para a fixação de empresas que contribuam, deste modo, para o seu desenvolvimento económico. No espaço podem instalar-se estabelecimentos industriais e espaços multiusos dedicados a actividades económicas, como oficinas, comércio, armazéns, serviços, ateliers, estabelecimentos industriais de tipologia 1, 2 e 3 e actividades correlacionadas, adiantando, a título de exemplo, haver interesse na instalação de uma fábrica de painéis solares no concelho.
Com o mesmo objectivo e a pensar no futuro, será requalificado o Mercado de Alcáçovas, transformando-o parcialmente num ninho de empresas de investimento. «É uma forma de aproveitarmos o espaço e de o modernizar», disse Luís Duarte.
Novas prioridades
Outra das prioridades passa por assegurar melhores infra-estruturas viárias e melhores transportes que atendam às necessidades da população, principalmente para quem vai trabalhar para Évora.
Também não serão esquecidos programas como o FICO – Festival de Ilustração e Criatividade em Olaria, que celebra a olaria, a cultura e a inovação. Para isso, o município conta com mais de 40 associações de âmbito social, cultural, educacional, religioso, recreativo e desportivo, que durante todo o ano dinamizam actividades nas freguesias de Alcáçovas, Aguiar e Viana do Alentejo. A todas foi disponibilizado o Portal do Associativismo.
«Os próximos quatro anos serão de mudança efectiva em Viana do Alentejo. Não tenho dúvidas disso», assegurou.
Luís Miguel Duarte volta a candidatar-se pela CDU
Luís Miguel Fialho Duarte volta a ser o nome exolhido pela CDU para presidente da Câmara Municipal (CM) de Viana do Alentejo, cargo que exerce desde 2021. O empresário, nasceu a 12 de Outubro de 1965, em Viana do Alentejo, onde reside actualmente.
Com uma profunda ligação ao concelho, desempenhou ao longo dos últimos anos mandatos autárquicos, foi presidente da Associação Terra Morena e director da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Alentejo.
A apresentação pública da candidatura decorreu na passada sexta-feira, 28, no Cineteatro Vianense, e contou com a intervenção de Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central do PCP e responsável pela Direcção Regional do Alentejo. Sobre o candidato, «bem conhecido da população deste concelho», referiu que é «o principal rosto da obra que a CDU realizou nos últimos quatro anos aqui em Viana do Alentejo», tendo destacado «as suas reconhecidas capacidades de gestão, o seu apego à cultura e ao património cultural, a sua ligação ao movimento associativo deste concelho».
«Vamos lutar para vencer as eleições e para reforçar as condições de exercício do próximo mandato que nos permitam aplicar o nosso programa de progresso e desenvolvimento para Viana e levar ainda mais longe uma gestão competente e participada», destacou o dirigente comunista, frisando: «A vitória da CDU em Viana, e os reforço das suas posições, significará olhar para o futuro com mais perspectiva e mais confiança!».
Luís Miguel Duarte falou sobre os últimos quatro anos de mandato. «Muito trabalho foi feito, mesmo sem maioria absoluta, mesmo com o orçamento reprovado por três vezes, mesmo sem mapa de pessoal aprovado, mas com muito trabalho e dedicação desta equipa [da CDU]», sublinhou, tecendo fortes críticas à «política da oposição do PS», partido que «numa lista de dez candidatos à Câmara já vai na sétima substituição por desistência dos primeiros».
A pensar no futuro, avançou com «pilares essenciais» para os próximos quatro anos, que passam pelo desenvolvimento económico e emprego; qualidade de vida e bem-estar; sustentabilidade e ambiente; cultura, desporto e turismo; participação e proximidade.