IV Encontro pela Paz no dia 31 de Maio

O IV Encontro pela Paz, que se realiza no Seixal a 31 de Maio, foi apresentado no passado dia 20, numa conferência de imprensa em que participaram representantes de algumas das entidades promotoras: Julie Neves e Isabel Camarinha, pelo CPPC; Dinis Lourenço, pela CGTP-IN; Paulo Silva, pela Câmara Municipal do Seixal.

Com o lema «Pela Paz, todos não somos demais! Cumprir a Constituição de Abril», o encontro decorrerá entre as 10h30 e as 17h00 nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, e será seguido de um desfile pelas ruas daquela localidade da margem Sul do Tejo. Como afirmou, na ocasião, o presidente da Câmara Municipal, «estamos muito felizes por acolher o evento e daremos todo o apoio possível».

É objectivo central de este Encontro, que já vai na sua quarta edição (depois de Loures, Setubal e Vila Nova de Gaia), contribuir para a promoção da mobilização e intervenção em defesa da paz e da cooperação internacional, pela rejeição do militarismo, da corrida aos armamentos e da guerra, tendo presentes os princípios constantes na Constituição da República Portuguesa e na Carta das Nações Unidas.

O apelo à realização deste encontro partiu das seguintes organizações: CPPC; Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD); CGTP-IN; FENPROF; Juventude Operária Católica (JOC); MDM; Movimento dos Municípios pela Paz (MMP); MPPM; Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM); URAP, Câmara Municipal de Évora (coordenadora em Portugal da rede Mayors for Peace); Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia (local do III Encontro pela Paz) e Câmara Municipal do Seixal (anfitriã do IV Encontro pela Paz).

 



Mais artigos de: Nacional

Estudantes na rua pelo ensino de Abril

Milhares de estudantes, de todo o País, saíram à rua em Lisboa para assinalar em luta o Dia Nacional do Estudante, dia 24 de Março. Entre as várias exigências afirmadas na manifestação, o clamor pelo fim das propinas foi o mais ouvido.

«Vida Justa» pede reunião urgente a Presidente da República

O «Vida Justa» solicitou, com carácter de urgência, uma audiência ao Presidente da República (PR), Marcelo Rebelo de Sousa, para tratar da grave crise habitacional que assola o País e da proliferação de bairros auto-construídos, que têm sido alvo de demolições, sem que sejam asseguradas alternativas habitacionais dignas....

Assembleia Geral da URAP traçou metas para 2026

A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolheu, no sábado, 22, a Assembleia Geral (AG) da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) para eleger os novos corpos sociais (biénio 2025-27), discutir e aprovar o Relatório de Contas, o Balanço da Actividade e o Plano de Actividades. A sessão foi...