No domingo, 16, dia em que o guitarrista Carlos Paredes faria 100 anos, várias iniciativas celebraram a data e homenagearam o genial artista, autor de uma obra musical ímpar na nossa cultura.
Entre essas iniciativas, que começaram há meses (vide a homenagem na Festa do Avante! de 2024) e que se prolongarão ao longo do ano, está a edição em vinil pela discográfica Armoniz do primeiro concerto em nome próprio de Carlos Paredes, realizado em Março de 1984, no Auditório Nacional Carlos Alberto, no Porto.
Ainda no passado domingo realizaram-se concertos na Aula Magna da Universidade de Lisboa...
O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line
Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana? Inicie sessão
Iúri Leitão voltou a brilhar no ciclismo de pista ao conquistar o ouro, dia 13, no Europeu de Ciclismo de Pista 2025, realizado em Heusder-Zolden, na Bélgica.
Já Maria Martins obteve o bronze no scratch, alcançando a sua quarta medalha na história do torneio. Rui Oliveira, por seu lado, ficou com a prata na corrida de...
O humorista e apresentador de televisão Herman José é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC) 2025, anunciou esta instituição no dia 13 em nota de imprensa.
«Trata-se de uma figura singular da sociedade portuguesa, que há décadas nos faz rir e pensar sobre as características e idiossincrasias do ser português....
A Medalha de Mérito Cultural, principal galardão do Ministério da Cultura, foi atribuída a Vitorino Salomé, em cerimónia no dia 9 na Casa da Música do Porto, antecedendo o concerto do músico, assente no álbum «Não Sei Do Que É Que Se Trata, Mas Não Concordo», e a coincidir com o ano do cinquentenário da edição do seu...
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube que liderou durante 42 anos, afirmando-se como seu dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial entre 1982 e 2024, faleceu dia 15, aos 87 anos.
Durante os seus mandatos consecutivos em mais de quatro décadas o histórico dirigente levou o FC Porto à...
Arrancou na Póvoa do Varzim, dia 15, o festival literário Correntes d'Escritas, numa edição que homenageia Luís de Camões e Camilo Castelo Branco e que conta com a presença de 100 autores.
Entre os autores presentes nesta 26.ª edição do evento, 30 são estreantes. Não é o caso do cabo-verdiano Germano Almeida, Prémio...