O primeiro presidente da República da Namíbia, Sam Nujoma, faleceu aos 95 anos, no domingo, 9, num hospital de Windhoek, a capital do país.
Foi o actual chefe do Estado namibiano, Nangolo Mbumba, quem deu a notícia: «Com profundo pesar e tristeza, anuncio ao povo namibiano e aos irmãos e irmãs africanos, assim como a todo o mundo, a morte do primeiro presidente da Namíbia e pai da nossa nação, lutador pela liberdade e líder revolucionário, Sam Nujoma».
Em 1960, Sam Nujoma foi um dos fundadores da Organização do Povo da África do Sudoeste (SWAPO, no acrónimo em inglês), partido que hoje continua a ser maioritário na governação do país. À frente da SWAPO, liderou o movimento de libertação nacional que, através da luta armada – participando na luta do MPLA dos guerrilheiros do Partido Comunista Sul Africano e do ANC contra a agressão do regime do apartheid sul-africano em Angola –, conduziu o povo namibiano à conquista da independência em 1990, até então sob o domínio do regime do apartheid da África do Sul.
Na Namíbia independente, Sam Nujoma, foi eleito presidente da República em três mandatos, entre 1990 a 2005.