Setúbal

Desde 29 de Janeiro, encontra-se em vigor a revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Setúbal, com a publicação do aviso correspondente em Diário da República. O PDM de segunda geração do concelho de Setúbal incorpora inovações significativas na gestão do território, com uma visão estratégica de afirmação e desenvolvimento diferenciada, com o modelo de ordenamento a seguir uma base ecológica, além de introduzir a extinção da figura dos espaços urbanizáveis e periurbanos, a redelimitação dos perímetros urbanos e a contenção da edificação dispersa em solo rústico.

O novo PDM valoriza as quintas de Setúbal e Azeitão com o incentivo de novos usos, promove a reabilitação do património arquitectónico e salvaguarda as estruturas tradicionais e os valores paisagísticos.

A revisão do plano adopta parâmetros urbanísticos que incentivam à captação de investimento no concelho, enquanto a programação urbanística assenta em unidades e subunidades operativas de planeamento e gestão com objectivos específicos.

O novo PDM tem, igualmente, a preocupação de criar um sistema de incentivos fiscais e urbanísticos destinados à promoção de projectos que concretizem a estratégia de desenvolvimento municipal definida.

O instrumento de gestão do território municipal agora revisto prevê o desenvolvimento de um programa de investimentos no concelho de Setúbal que engloba 263 projectos a concretizar num horizonte temporal de dez anos, num montante global, público e privado que ronda os 568 milhões de euros.

Estes projectos, a concretizar por diferentes entidades e em diversas áreas, distribuem-se pelos programas estratégicos «Mobilidade e Transportes», «Abastecimento de Água», «Saneamento», «Drenagem de Águas Pluviais», «Turismo», «Planeamento», «Ambiente», «Habitação e Reabilitação Urbana» e «Equipamento Colectivos».

 



Mais artigos de: Breves Nacional

Santiago do Cacém

Sábado, numa acção de sensibilização na zona do Roncão, os moradores das freguesias de São Francisco da Serra e Santa Cruz, Santiago do Cacém, voltaram a exigir que sejam garantidos os acessos às ligações paralelas ao Itinerário Principal 8, que está a ser intervencionado. Em causa estão as más condições destas vias...

Sesimbra

A Câmara Municipal de Sesimbra aprovou, no dia 22 de Janeiro, a abertura de procedimento para a contratação de um empréstimo até ao valor de dois milhões e 145 mil euros para a reabilitação da Estrada das Pedreiras, na freguesia do Castelo. A proposta foi aprovada por unanimidade, o que reflecte o consenso dos eleitos em...

Grândola

Já arrancaram as obras de beneficiação da estrada e arruamentos da aldeia Silha do Pascoal, num investimento superior a 1,4 milhões de euros, segundo a Câmara Municipal de Grândola.  

Treixedo e Nagosela

Limpeza e desmatagem das ribeiras, tal como remoção e tratamento dos entulhos referentes aos incêndios de 2017, foram propostas apresentadas pela CDU ao executivo da Junta da União de Freguesias de Treixedo e Nagolela. Outras sugestões – dadas a conhecer em nota de imprensa de 30 de Janeiro – passaram, por exemplo, por a...

«Os Verdes»

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) alertou, em nota de imprensa, para o «atentado patrimonial» que está a ocorrer na centenária Estação de Caminhos de Ferro de Torres Vedras. «Só os painéis de azulejos foram poupados e protegidos, mas as antigas portas de madeira e a guarnição dos arcos foram destruídas e...

JCP

A JCP realizou na passada semana uma tribuna pública sobre «Educação Sexual», na Escola Artística António Arroio, que contou com a participação de Tânia Mateus, do Comité Central do PCP e da Direcção Nacional do Movimento Democrático de Mulheres.