Uma delegação da CDU visitou, recentemente, as novas instalações do CeNTI, em Vila Nova(VN) de Famalicão, que resulta de uma parceria de três entidades tecnológicas: o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, o CTIC – Centro Tecnológico das Indústrias do Couro e o CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto; e três universidades – Minho, Porto e Aveiro, à qual se juntou recentemente a associação BIKiNNOV – Bike Value Innovation Center de Agueda.
As novas instalações, que albergam no momento 204 investigadores, inauguradas no final de 2024, constituem um importante cluster científico e tecnológico relevante no panorama nacional e internacional. No conjunto do Grupo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal trabalham já cerca de 460 pessoas, a maioria investigadores pós-graduados.
Agostinho Lopes, da Comissão Central de Controlo e responsável pela Comissão das Actividades Económicas junto do Comité Central (CC) do PCP, Daniela Ferreira, do CC e da Direcção Regional de Braga do PCP, Sílvio Sousa e Sara Gongalves, da Comissão Concelhia de VN de Famalicão do PCP, integraram a delegação da CDU. A questão dos salários e das condições de trabalho dos investigadores e trabalhadores do CeNTI, as dificuldades em encontrar habitação e a necessidade de soluções de mobilidade no concelho e na região foram alguns dos problemas colocados.