Évora

A Comissão Concelhia de Évora do PCP repudia a «calúnia, deturpação e mentira» que tem vindo a ser construída para «atacar» a Câmara Municipal (CM), agora em torno do Imposto Municipal de Imóveis (IMI) para 2025.

«Os mesmos que agora procuram tirar proveito de peças jornalísticas difundidas por órgãos de comunicação social e que não correspondem ao que foi aprovado nos respectivos órgãos autárquicos, são os mesmos que tudo têm feito para criar dificuldades ao funcionamento do município, com sistemáticas propostas que visam reduzir receita e aumentar despesa, retro-alimentando a demagogia entre o investimento e a capacidade financeira», sublinham os comunistas, assinalando que o que foi aprovado nos órgãos autárquicos relativamente ao IMI foi aplicar a taxa de 0,37 por cento nos prédios urbanos.

Em nota de imprensa divulgada no dia 8 de Janeiro, o PCP recorda que na «gestão ruinosa do PS» no município de Évora foi assinado o PAEL com o governo PSD/CDS, impondo ao município a taxa de 0,45 por cento no IMI, que «só foi possível reduzir após o trabalho rigoroso e responsável da gestão CDU na CM» e que «só em 2019 se conseguiu libertar do garrote político com que o PS amarrou a CM e o concelho durante seis anos».

Entretanto, desde 2022, a autarquia tem vindo a reduzir a taxa do IMI, estando entre os 12 municípios do País onde a descida acumulada foi mais acentuada: - 0,44 por cento em 2020; - 0,43 por cento em 2021; - 0,42 por cento em 2022; - 0,40 em 2023; - 0,38 por cento em 2024; - 0,37 por cento em 2025.

 



Mais artigos de: Breves Nacional

Beja

Em nota divulgada no passado dia 14, os vereadores eleitos nas listas da CDU na Câmara Municipal de Beja, Vítor Picado, Fátima Estanque e Rui Eugénio, congratularam-se com o início das obras de requalificação do Itinerário Principal (IP) 8, reconhecendo as vantagens que estas trarão para a mobilidade e o desenvolvimento...

Silves

O município de Silves finalizou um investimento de cerca de 1,4 milhões de euros na execução da requalificação do Bairro do Progresso, no âmbito do Plano de Acção de Regeneração Urbana da Cidade. A requalificação realizada permitiu introduzir melhorias na rede de água e saneamento, nas infra-estruturas eléctricas, nas...

Alcácer do Sal

No âmbito do programa «Concelho limpo, dever de todos», aCâmara de Alcácer do Sal iniciou a campanha de recolha de biorresíduos porta a porta junto da restauração e instituições de solidariedade social, com a entrega dos contentores nos quais os materiais devem ser depositados.

Viana do Castelo

Na reunião de Câmara de Viana do Castelo, Cláudia Marinho, vereadora da CDU, alertou o executivo PS para alguns problemas que afectam o município, como a falta e anomalias na iluminação em vários pontos do concelho. Alertou ainda para a necessidade de se reparar o piso da ecovia na Avenida de Angola.