- Nº 2668 (2025/01/16)

Interesses da Vinci opõem-se aos do País

Assembleia da República

Foi aprovado na comissão de Economia, dia 8, o requerimento do PCP para ouvir no Parlamento o ministro das Infra-estruturas sobre os anúncios do Governo relativamente ao Novo Aeroporto de Lisboa.

Em causa, além das declarações contraditórias entre governantes, está a forma como o processo está a ser conduzido pelo Executivo, a qual, na perspectiva do PCP, resultará em «decisões ruinosas para o interesse do Estado e de todo o País, com custos para o erário público directamente resultantes da opção política de proteger e privilegiar a multinacional Vinci».

Isso mesmo afirmou o deputado António Filipe no texto onde pede a audição do ministro e no qual alerta para o propósito de «transferir ainda mais recursos públicos para a Vinci», seja por via do OE seja pelo prolongamento dos anos de concessão dos aeroportos nacionais.

Entretanto, para ontem, quarta-feira, 15, estava agendada a audição da ministra da Administração Interna sobre a operação policial efectuada em Lisboa em Dezembro último. Para o PCP, que requereu esta audição, há dúvidas por esclarecer da parte do Governo quanto ao modo como decorreu a referida operação policial, nomeadamente no tocante à sua proporcionalidade e adequação ao objectivo anunciado.