Cimeira da ALBA-TPC aprova novas iniciativas

A 24.ª cimeira de chefes de Estado e de governo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio com os Povos (ALBA-TCP), que decorreu no sábado, 14, em Caracas, na República Bolivariana da Venezuela, reiterou acordos anteriores e assumiu novos compromissos.

A reunião assinalou os 20 anos do nascimento desta cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, com vista a dinamizar a integração latino-americana e caribenha, rendendo homenagem aos seus fundadores – os presidentes Fidel Castro e Hugo Chávez.

Os representantes dos dez países membros aprovaram diversos documentos, entre os quais uma declaração em que são reafirmados os princípios, os objectivos, os compromissos e as bandeiras de luta da ALBA-TCP. Anfitrião do encontro, o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, afirmou que essa declaração ratifica o caminho iniciado há duas décadas e constitui um «abraço que marca o rumo da nossa história».

Outro documento consensual refere-se ao nascimento do projecto produtivo económico AgroAlba, que visa a produção de alimentos. O projecto propõe-se resgatar a terra e torná-la produtiva para assegurar a segurança e soberania alimentar dos diferentes países, afirmou Nicolás Maduro.

A cimeira aprovou também uma declaração que convida de maneira permanente o Estado da Palestina, enquanto «país irmão», a participar nas reuniões da ALBA-TCP.

 



Mais artigos de: Internacional

Israel continua a atacar a Síria, Gaza e a Cisjordânia

Israel continua a bombardear a Síria e a invadir novos territórios no país, para além daqueles que já ilegalmente ocupa nos Montes Golã. Ao mesmo tempo, prossegue a agressão genocida contra o povo palestiniano, continuando a massacrar a população palestiniana na Faixa de Gaza e a assaltar cidades e aldeias na Cisjordânia.

Eleições no Gana

No Gana, John Dramani Mahama, apoiado pelo Congresso Democrático Nacional (NDC, na sigla em inglês), partido progressista, ganhou as eleições presidenciais do passado dia 7. Será empossado a 7 de Janeiro de 2025 para um mandato de quatro anos. Mahama venceu outros 11 candidatos, entre os quais o actual vice-presidente,...