Cimeira da ALBA-TPC aprova novas iniciativas
A 24.ª cimeira de chefes de Estado e de governo da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América-Tratado de Comércio com os Povos (ALBA-TCP), que decorreu no sábado, 14, em Caracas, na República Bolivariana da Venezuela, reiterou acordos anteriores e assumiu novos compromissos.
A reunião assinalou os 20 anos do nascimento desta cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, com vista a dinamizar a integração latino-americana e caribenha, rendendo homenagem aos seus fundadores – os presidentes Fidel Castro e Hugo Chávez.
Os representantes dos dez países membros aprovaram diversos documentos, entre os quais uma declaração em que são reafirmados os princípios, os objectivos, os compromissos e as bandeiras de luta da ALBA-TCP. Anfitrião do encontro, o presidente Nicolás Maduro, da Venezuela, afirmou que essa declaração ratifica o caminho iniciado há duas décadas e constitui um «abraço que marca o rumo da nossa história».
Outro documento consensual refere-se ao nascimento do projecto produtivo económico AgroAlba, que visa a produção de alimentos. O projecto propõe-se resgatar a terra e torná-la produtiva para assegurar a segurança e soberania alimentar dos diferentes países, afirmou Nicolás Maduro.
A cimeira aprovou também uma declaração que convida de maneira permanente o Estado da Palestina, enquanto «país irmão», a participar nas reuniões da ALBA-TCP.