XXII Congresso do PCP começa no dia 13 de Dezembro
A pouco mais de uma semana do início do XXII Congresso do PCP, que tem como lema «Força de Abril. Tomar a iniciativa, com os Trabalhadores e o Povo. Democracia e Socialismo», o Avante! adianta algumas informações úteis a delegados e convidados.
Acessos e informações
O Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», localizado na Avenida Guerra Junqueiro, no Feijó, acolhe uma vez mais os trabalhos do órgão máximo do Partido Comunista Português. Os acessos são simples, quer se vá de viatura própria quer se opte pelos vários transportes públicos à disposição.
Quem escolher o transporte fluvial(Cais do Sodré-Cacilhas), terá que apanhar em Cacilhas um dos autocarros da Carris Metropolitana:
• 3510 para os Pilotos e sair na paragem da Rua dos Castanheiros (Jardim).
• 3513 para Santa Marta do Pinhal e sair na paragem da Rua dos Castanheiros (Jardim).
• 3041 para Caparica e sair na paragem da Rua do Clube Recreativo do Feijó.
• 3506 para Corroios e sair na paragem da Rua Oliveira Martins.
• 3003 para o Almada Fórum e sair na paragem da Rua Ary dos Santos, Centro Comercial.
No entanto, qualquer autocarro que passe junto à Igreja Nova da Cova da Piedade poderá servir, pois a paragem fica a poucos minutos a pé do local do Congresso.
Vindo de Sete Rios, em Lisboa, a melhor opção é o autocarro 3715, para Santa Marta do Pinhal, ou o 3717, para a Quinta do Brasileiro, da Carris Metropolitana, saindo na paragem junto à igreja.
Se a escolha recair sobre o comboio da Fertagus, a estação de saída deverá ser a de Corroios, apanhando em seguida um dos autocarros da Carris Metropolitana: o 3506, para Cacilhas, o 3517, para o Chegadinho, ou o 3525, para o Hospital Garcia de Orta – e sair na paragem da Rua Oliveira Martins. A estação ferroviária do Pragal também é uma boa opção, devendo-se então apanhar o Metro (MST) para Corroios, saindo na estação António Gedeão, a poucos minutos do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada».
O Metro é também uma opção a ter em conta para quem estiver em Cacilhas. O destino é uma vez mais Corroios e a estação de saída a António Gedeão.
Quem vier de transporte próprio, deverá sair em Almada e seguir as indicações do mapa de acessos, que publicamos nestas páginas, onde estão identificadas diversas bolsas de estacionamento (Rua Ivone Silva; Rua Borges do Rego; Rua Tomé de Sousa; Largo Henrique Pinto; Largo Francisco Sousa Brandão; Praceta Augusto Ricardo; Variante da EN 10 - estacionamento do Parque da Paz).
No local do Congresso estarão disponíveis diversos serviços de apoio aos delegados e convidados.
Refeições
As senhas de refeição, conforme inscrição prévia, para os almoços de sexta-feira e de sábado, serão disponibilizadas às organizações na manhã de sexta-feira, 13 de Dezembro.
Bar
Durante o período de funcionamento do Congresso, os participantes terão acesso ao bar de apoio que funcionará no exterior do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada».
Serviço de café
Haverá um serviço de café, localizado junto à entrada dos delegados, no exterior do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada».
Bancas
No exterior do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», junto à porta de entrada dos delegados, funcionarão três bancas: uma do Congresso, uma da JCP e outra das Edições Avante!, onde haverá títulos desta editora, da Página a Página e de outras editoras, com novidades editoriais e preços convidativos, para todos aqueles que participam nos trabalhos do XXII Congresso. Nesta banca é possível encomendar desde já o Livro do XXII Congresso.
Informações
Junto ao serviço de alojamento e bagageiras funcionará um posto de informações.
Serviços de Apoio
No exterior do Complexo Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», funcionará o serviço de alojamento e bagageiras.
Horário
A primeira sessão do Congresso terá início às 10h30 de sexta-feira, 13 de Dezembro. Recomenda-se que a entrada dos delegados se possa iniciar às 9h30. No Sábado e no Domingo, prevê-se que os delegados comecem a entrar às 8h30 (a proposta de horário do Congresso será aprovada pelo Comité Central e colocada à votação do Congresso na primeira sessão).