Fogo do Vento
Fogo do Vento, primeira longa-metragem da cineasta Marta Mateus, esteve presente no DocLisboa 2024, na sua competição portuguesa. Neste filme, a realizadora continua a acompanhar (e a aprofundar) as histórias de uma comunidade alentejana, já anteriormente retratada na sua curta Farpões Baldios.
Em toda a obra a cineasta convoca e homenageia a memória das anteriores gerações desta comunidade, fazendo evocações à resistência ao fascismo, sem deixar de pautar reflexões sobre a guerra e a paz, num filme que assume, eminentemente, um carácter político. Esta característica é igualmente, assumida com a inserção de gravações da Rádio Portugal Livre e de um agradecimento ao PCP, que esteve presente com uma delegação. Também presentes estiveram Domingos Abrantes e Conceição Matos, militantes comunistas e resistentes antifascistas.
Marta Mateus assina este filme também como produtora, em conjunto com Pedro Costa. A longa esteve, anteriormente, presente no concurso internacional do Festival de Cinema de Locarno, na Suíça, que decorreu em Agosto.