Terras agrícolas destruídas na Faixa de Gaza
Mais de dois terços das terras agrícolas na Faixa de Gaza [mais de cem mil hectares] foram destruídas pelas operações israelitas no enclave palestiniano, «agravando o risco de fome» da população, alerta a agência da ONU para a alimentação e agricultura [FAO, na sigla em inglês]. Num documento baseado em imagens de satélite, informa-se que, em Setembro, 71,2 por cento dos pomares e das plantações arborícolas tinham sido afectados, tal como 67,1 por cento das grandes culturas, em particular na região de Khan Younes, e 58,5 por cento das culturas hortícolas.
Além das culturas, mais de metade dos poços com uso agrícola (1 188) e 577 hectares de estufas foram danificados «significativamente», com as imagens a mostrarem traços de veículos pesados, bombardeamentos ou locais arrasados.
Cerca de 95 por cento do gado bovino foi morto. Sobreviveram 53 por cento das ovelhas [menos de 25 mil animais] e 37 por cento das cabras [três mil]. No porto da cidade de Gaza, a maior parte dos barcos de pesca foram destruídos.