Évora

No passado dia 26, o presidente da Câmara de Évora (CME), Carlos Pinto Sá, tornou público um plano estratégico do município para fazer face à necessidade urgente de resolver o problema da higiene e limpeza dos espaços públicos na cidade.

No final do mês de Agosto, a autarquia divulgou uma «posição consensual» sobre os projectos de parques fotovoltaicos no concelho e na freguesia da Graça do Divor, na qual reafirma que «não é contra» a sua implementação ou «de outras energias renováveis», mas «devem ser compatibilizados e respeitados outros valores naturais e culturais que integram a identidade do Alentejo e de Évora».

Nessa posição exige-se, por exemplo, que os processos em curso para a implementação concreta e no terreno de parques fotovoltaicos no concelho, e no caso na freguesia da Graça do Divor, sejam objecto de prévia negociação e acordo com o Município de Évora».

«É já visível, em várias zonas do País e no Alentejo, que a proliferação de parques fotovoltaicos implantados sem uma visão global do impacto espacial e no ordenamento do território, sem uma real avaliação dos impactos ambientais e sociais, sem uma real audição e consideração da opinião colectiva das populações e dos seus órgãos representativos, tem impactos e consequências muito mais negativas que os benefícios obtidos», salienta o município.

 



Mais artigos de: Breves Nacional

Madeira

A CDU realizou, dia 23 de Setembro, no Funchal, uma tribuna pública de protesto contra a corrupção, onde se apelou ao necessário prosseguimento de todos os esforços para apuramento dos factos e das responsabilidades nos processos de investigação em curso na Madeira. A acção foi marcada após os recentes desenvolvimentos...

Lisboa

Uma moção consensualizada e aprovada por unanimidade, apresentada pelos vereadores do PCP na Câmara de Lisboa, afirma a necessidade de reduzir o número de movimentos por hora e recusa liminarmente qualquer aumento da capacidade aeroportuária do Aeroporto Humberto Delgado (AHD). No documento também se advoga o...

Monforte

A Câmara de Monforte anunciou que investiu na última década cerca de um milhão de euros na frota municipal. O último investimento recaiu na compra de uma viatura de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

Santarém

Mais de mil pessoas assinaram um abaixo-assinado promovido pela CDU pela reabertura e gestão pública do Mercado Municipal de Santarém. O documento foi apresentado na Assembleia Municipal de Santarém de 30 de Setembro.

Covilhã

Na Assembleia de Freguesia de Covilhã e Canhoso, Miguel Fiadeiro, eleito da CDU, alertou para o facto de as crianças que frequentam o Jardim de Infância dos Penedos Altos estarem a almoçar em salas de aula porque a Câmara Municipal ainda não construiu o refeitório. Deu ainda conta da necessidade de instalação do terminal...