- Nº 2650 (2024/09/12)

Solidariedade com a Palestina

Festa do Avante!


A Festa foi, novamente, um evento em defesa da paz e, concretamente, do povo palestiniano.

Expressão maior desse fervor solidário foi um momento, na tarde de sábado, no Palco Paz, iniciado ainda durante a actuação dos Boémia (ver págs. 16 e 17), e que contou com a presença de Paulo Raimundo.

O público, gritando a altos pulmões «Palestina vencerá!», pintou-se de preto, branco, verde e vermelho, e levantou uma gigantesca bandeira palestiniana.

Aqui, Ângelo Alves, da Comissão Política, destacou que a solidariedade do PCP com o povo palestiniano «não é de agora, vem de há anos». Neste sentido, afirmou, perante entusiásticos aplausos, que «daqui dizemos, a Festa está com a Palestina, e a Palestina vai vencer»!

Ângelo Alves criticou, ainda, aqueles «que se atrevem a chamar isto de conflito israelo-palestiniano», sublinhando que «estamos a falar de um genocídio», e apelou, a que o Governo reconheça o Estado da Palestina.

Seguiu-se Ahmed Fattouh, da Fatah, que valorizou a luta solidária em torno da causa palestiniana, afirmando que «todos juntos venceremos as forças imperialistas».

Já, Fayez Badawi, pela FPLP, denunciou a conexão entre os EUA (e a UE) e Israel, e vincou que a resistência palestiniana irá continuar «em todas as suas formas».

Em toda a Festa

Por todo o terreno, foram variadas as demonstrações de solidariedade com a Palestina, com destaque para um monumento, erguido às portas do Espaço Internacional, composto por uma imponente bandeira palestiniana, que encima um conjunto de pedras, pombas da paz e cravos vermelhos.

Também de referir foram as intervenções de Paulo Raimundo, quer em declarações no momento de solidariedade, quer no comício (ver págs. 19 a 21), onde defendeu um «imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza e o reconhecimento do Estado da Palestina». Além disso,lembrou quando, em 2003, Yasser Arafat, presidente da OLP, cercado em Ramallah por Israel, «estabeleceu um contacto telefónico que permitiu que a sua voz fosse transmitida em directo» à Festa e ao povo português.

Além destes momentos, muitos outros demonstraram a solidariedade dos comunistas com a Palestina, como um vídeo que foi repetidas vezes mostrado no Palco 25 de Abril (com imagens de destruição na Palestina e de manifestações solidárias em todo o mundo), um debate no Espaço Internacional (ver pág. 32), murais ou, durante o comício, o estender, na fila da frente das cadeiras, de uma imensa bandeira palestiniana.

 

Internacionalismo e solidariedade

A presença na Festa do Avante! de delegações de partidos comunistas e forças revolucionárias e progressistas de todo o mundo (algumas das quais representadas também no Espaço Internacional, com pavilhões, restaurantes e bares) constitui, ano após ano, um vibrante testemunho de solidariedade e internacionalismo. Este ano, foram cerca de meia centena as delegações presentes:

Partido Comunista Alemão; Movimento Popular de Libertação de Angola; Partido do Trabalho da Bélgica; Partido Comunista da Bielorrússia; Partido Comunista da Bolívia; Partido Comunista do Brasil; Partido dos Trabalhadores (Brasil); Partido Africano da Independência de Cabo-Verde; Partido Comunista do Chile; Partido Comunista da China; Partido Progressista do Povo Trabalhador – AKEL (Chipre); Partido Comunista Colombiano; Partido Comunes (Colômbia); Marcha Patriótica (Colômbia); Partido Comunista de Cuba; Partido Comunista de Espanha; Esquerda Unida (Espanha); Comunistas da Catalunha; Bloco Nacionalista Galego; Partido Comunista dos Povos de Espanha; Partido Comunista dos EUA; Partido Comunista da Finlândia; Partido Comunista Francês; Polo da Renascença Comunista de França; Partido Comunista da Grécia; Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde; Partido dos Trabalhadores da Hungria; Partido do Povo do Irão (Tudeh); Partido da Refundação Comunista – Esquerda Europeia (Itália); Partido Comunista Italiano; Partido Comunista (Itália); Partido Comunista Libanês; Frente de Libertação de Moçambique; Organização para a Libertação da Palestina; Movimento Fatah (Palestina); Frente Popular de Libertação da Palestina; Frente Democrática de Libertação da Palestina; Partido Comunista Peruano; Partido Comunista Britânico; Frente Polisário (Sara Ocidental); Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe; Novo Partido Comunista da Jugoslávia; Partido Comunista (Suíça); Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente; Partido Comunista da Turquia; Partido Comunista do Uruguai; Partido Comunista da Ucrânia; Partido Comunista do Vietname.