- Nº 2650 (2024/09/12)

Olimpíadas para todos

Festa do Avante!

A programação no ringue arrancoucom um torneio de voleibol e prosseguiu com uma demonstração de hóquei em patins feminino, desporto que goza de grande popularidade no nosso País, tal como os «matraquilhos» – com um espaço próprio e horário alargado.

Como tudo o que acontece na Festa, também os jogos tradicionais [junto ao campo], como as «argolas», o «31», o «Sapo», o «Burro» ou a «Lata», apresentados por Joaquim Delgado, do Núcleo dos Amigos do Cabeço de Vide,são praticadoscolectivamente.Nas manhãs teve lugar um torneio de malha.

O dia desábadoabriu com um torneio de futsal, que terminou no domingo à noite.Os visitantes tiveram ainda oportunidade de conhecer e participar em várias modalidades de desporto adaptado, como o voleibol sentado, polybat ou o boccia, esta última paralímpica, que no último dia voltou a encher o campo de jogos. Num outro espaço, o slide proporcionousensações fortes e um sentimento de liberdade.

Outro grande momento aconteceu, sob rodas, por cerca de uma centena de atletas de patinagem artística. Desenvolveram coreografias com saltos, piões e outros movimentos feitos de uma forma criativa.

A gala de artes marciais que se seguiu arrancou com uma hipnotizante dança do leão e continuou com demonstrações de capoeira, kendo, taekwondo, sanda, aikido, entre outras.

A noite continuou com um torneio de setas de sisal, com um sarau gímnico e terminou com uma gala de dança e zumba, onde se projectou a «alma» com movimentos.

No domingo, a corrida, a prova rainha da Festa, foi vivida com alegria e camaradagem entre os cerca de mil atletas que percorreram 10 mil metros. A estes juntaram-se muitas outras centenas na caminhada (quatro mil metros). As provas foram acompanhadas por eleitos da CDUdo concelho e por Armindo Miranda, da Comissão Política do PCP, que, no final, entregaram os prémios aos três primeiros masculinos (Ismael Carvalho, Pedro Alves e Noel Pesoeta, respectivamente), e femininos (Ana Monteiro, Paula Martins e Rita Rosa), bem como aos primeiros classificados de todos os escalões.

Ao Avante!, Ismael Carvalho, da Run Tejo [tal como os seus colegas de pódio], destacou o espírito dos atletas e Ana Monteiro, do Grupo Desportivo do Estreito, Madeira, o «percurso que proporciona uma experiência incrível».

À tarde, até à hora do comício, o xadrez e cada uma das jogadas suscitou a curiosidade de um público interessado.