- Nº 2650 (2024/09/12)

As cores e os ritmos dos Tabuleiros de Tomar

Festa do Avante!

A exposição sobre a Festa dos Tabuleiros de Tomar e os dois desfiles que, na manhã e na tarde de sábado, percorreram a Quinta da Atalaia, encheram de ritmo e de cor esta edição da Festa, num programa preparado em parceria com a Câmara Municipal de Tomar e a Comissão Central das Festas.

Comecemos pelos desfiles, que encantaram os visitantes da Festa e arrancaram vibrantes aplausos à sua passagem, numa recriação do que a cada quatro anos acontece na cidade de Tomar. As gaitas e os bombos abriam o cortejo, no qual seguiam mulheres e meninas com os coloridos tabuleiros à cabeça, acompanhadas pelos homens ou rapazes – um, de tão pequeno, seguia impecavelmente vestido e de chupeta na boca, saltando por mais de uma vez para o colo do pai, quando o ruído subia de tom e a multidão de curiosos crescia.

A alegria estampada nos rostos dos participantes, demonstrativa do imenso orgulho de ali mostrar uma tradição tão arreigada na comunidade tomarense, só era equiparada à solenidade com que desfilavam e tocavam os instrumentos. Se nas festas propriamente ditas os desfiles percorrem o centro histórico de Tomar, e alguns dos edifícios religiosos mais importantes da cidade (como a Igreja de Santa Maria ou a Igreja de São João Baptista), ali partiu do Espaço Central, passou à beira do Desporto, rodeou o Palco 25 de Abril e rumou até à entrada do Espaço Internacional.

Na exposição, contava-se as origens religiosas desta festa e a dimensão popular e participativa que ainda hoje assume. Revelava-se o património cultural móvel e imóvel que a envolve. Mostrava-se toda a arte envolvida (as flores de papel, os tabuleiros, a cestaria, as decorações): a artesã Maria Vitória Simões, que veio de Tomar propositadamente para a Festa do Avante!, explicou como tudo se faz.

Os jogos populares, que também marcam a Festa dos Tabuleiros, estiveram presentes no Espaço Central, com as crianças – e não só – a serem desafiadas a jogar o jogo da corda ou a participar em gincanas.