Bem-vindos à 48.ª edição da Festa do Avante!. Festa que mais uma vez se afirma como a maior iniciativa político-cultural neste País: Festa de Abril, festa dos trabalhadores e do povo; festa da juventude; espaço de convívio, desporto, cultura, liberdade; festa de alegria e de fraternidade, de solidariedade e de intervenção. Festa de construção do futuro.
(…) Realizamos esta edição da Festa do Avante! no ano em que se assinala os 50 anos do 25 de Abril, mas também no ano em que o PCP realiza o seu XXII Congresso, sob o lema «Força de Abril. Tomar a iniciativa, com os trabalhadores e o povo. Democracia e socialismo».
Por tudo quanto representa, por tudo quanto significa para o regime democrático, para os trabalhadores e o povo, para a paz e a solidariedade com os povos do mundo, bem podemos afirmar que a Festa do Avante!, é ela própria espelho dos valores de Abril. Como aqui se vê, nesta imensa expressão de beleza, luta e confiança, Abril não é passado. «Abril é mais futuro»!
Saúdo todos os visitantes da Festa. Saúdo os militantes do PCP e da JCP, mas também os nossos aliados na CDU, o Partido Ecologista «os Verdes» e a Associação Intervenção Democrática, democratas e patriotas sem filiação partidária, bem como membros de outras forças políticas, os amigos da Festa, os milhares de jovens que com o seu trabalho ou simples presença, a sua alegria de viver e de lutar, fazem desta a Festa da juventude.
Daqui dirigimos uma saudação e um agradecimento às diversas entidades públicas e privadas e aos seus trabalhadores, que, com a sua colaboração, contribuíram para a realização da Festa.
E, claro, uma saudação muito especial aos nossos convidados internacionais, representantes de partidos comunistas e outras forças revolucionárias e progressistas, que aqui nos trouxeram com a sua solidariedade internacionalista notícias das lutas travadas pelas suas organizações e pelos seus povos.
(…) Termino com uma saudação especial a todos os que se empenham para dar expressão a esta Festa e aos objectivos por que lutam os trabalhadores e os povos, por que luta o Partido Comunista Português.
(…) É esta Festa, com estas características, que, com o vosso envolvimento, no próximo ano voltaremos a erguer, mas que jamais seria a Festa que é sem este Partido e a causa por que lutamos: tornar a vida e o mundo melhores, construir uma sociedade nova, a que o futuro pertence.
Viva a Festa do Avante! Viva a Juventude Comunista Portuguesa! Viva o Partido Comunista Português!