Foram seis os debates que decorreram no Espaço Internacional, todos muito participados por assistências interessadas e interventivas.
Um deles, por sinal o primeiro (realizado ainda durante a manhã de sábado), teve como mote Não ao militarismo e à guerra! Por um mundo de paz e cooperação!». Dirigido por Ilda Figueiredo, do Comité Central do PCP, contou com intervençõe de Eric Brooks, do PC dos Estados Unidos da América, de Andrei Krasilnikov, do PC da Bielorrússia, e de Isabel Camarinha, sindicalista. Os oradores convergiram na denúncia do papel dos EUA e da NATO, no quadro dos seus desígnios imperialistas, como principais promotores de guerras no planeta; na exigência de um cessar-fogo imediato e do fim do genocídio israelita contra o povo palestiniano; e numa solução negociada para o conflito na Ucrânia. Evidenciaram que são os trabalhadores quem mais sofre com as guerras, já que a exploração se agrava ao mesmo tempo que os lucros das grandes empresas crescem desmesuradamente.
Por uma Europa dos trabalhadores e dos povos foi o assunto de um outro debate, moderado por João Oliveira, membro da Comissão Política e deputado do PCP no Parlamento Europeu. Usaram da palavra Vera Polycarpou, do Partido Progressista do Povo Trabalhador (AKEL), de Chipre; Martin Hall, do PC Britânico; Edu Navarro, do PC de Espanha; e Samuel Iembo, do PC da Suíça. Os intervenientes partilharam do ponto de vista de que esta União Europeia (UE) é uma instituição de integração capitalista, de ataque à soberania dos povos, pelo que é irreformável. Outra UE é possível, sim, mas uma UE dos povos e trabalhadores, de paz e progresso social, de respeito pelo caminho de desenvolvimento que cada povo escolhe, pela soberania nacional e popular.
Por uma transição energética justa ao serviço dos povos e do planeta deu o mote para um dos debates no Espaço Internacional. Moderado por João Ferreira, da Comissão Política do CC, participaram Charlotte Balavoine, do Partido Comunista Francês (PCF), e David Peneda, do Partido Comunista de Espanha (PCE). Entre outros temas, referiu-se a necessidade do controlo público do sector energético e de evitar que a «defesa do ambiente» se transforme e, apenas mais um pretexto para que sejam os trabalhadores e os povos a pagar a acumulação de lucros privados.
A solidariedade em discurso directo
O debate No centenário de Amílcar Cabral – Novos sinais de esperança para os povos de África centrou-se no percurso e legado do líder revolucionário africano, que conduziu a luta de libertação na Guiné-Bissau e em Cabo Verde. Participaram Francisco Pereira, secretário-geral adjunto do PAICV, Iafai Sani, do Bureau Político do PAIGC, e Carlos Lopes Pereira, jornalista. Albano Nunes, da Comissão Central de Controlo do PCP, que dirigiu o debate, reiterou que, hoje como no passado, o PCP está solidário com os povos africanos na sua dura caminhada libertadora. E reafirmou ao PAIGC e ao PAICV a vontade do PCP em prosseguir e estreitar as suas relações históricas, e prosseguir na acção para o desenvolvimento de relações de igualdade e de desinteressada amizade e cooperação entre os respectivos povos e países.
Luta, resistência e avanços na América Latina foi o tema do debate dirigido por Luís Carapinha, da Secção Internacional do PCP. Participaram convidados de seis partidos de cinco países: Ana Prestes, do PC do Brasil (PCdoB); Walter Tomar, do Partido dos Trabalhadores (PT), do Brasil; Marisol Santiago, do PC Peruano; Marco Valdívia, do PC do Chile; Julio Garcia, do PC de Cuba; e Jorge Gomes, do PC da Colômbia.
Com diversidade de pontos de vista, os participantes denunciaram a forte ofensiva do imperialismo norte-americano contra os povos latino-americanos e caribenhos – Washington, com uma postura neocolonial, procura retomar a Doutrina Monroe, que considera a América Latina o pátio traseiro dos EUA – e valorizaram a resistência das forças progressistas – desde Cuba, vítima de bloqueio, de sanções e de um ataque imperialista permanente, até à Venezuela Bolivariana, alvo de uma guerra híbrida desde há uma década, passando pelos renovados ataques contra a Nicarágua sandinista.
Solidariedade com o povo palestiniano. Paz no Médio Oriente, foi o tema de mais um debate, dirigido por Carlos Almeida, da Secção Internacional do PCP. Foram oradores Navid Shomali, do Partido Tudeh do Irão; Ahmed Fattouh, da Fatah; Firas Masri, do PC Libanês; Husam Dauod, da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP); e Mai Bayoumi, da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP).