- Nº 2649 (2024/09/5)

A Festa, cada vez mais bela e melhor

Opinião

Às 18 horas de sexta-feira, 6 de Setembro, abrem as portas da 48.ª edição da Festa do Avante!, festa dos valores de Abril, dos trabalhadores e do povo e que a juventude fez sua, para três intensos dias de debate e intervenção política, de espectáculos e de cultura, de convívio e de alegria.

A Festa do Avante!, amplamente reconhecida como a maior iniciativa político-cultural que se realiza no nosso país, organizada e promovida pelo Partido Comunista Português, é uma importante demonstração do que é o Partido. Quem quiser conhecer o Partido, a forma como funciona e se organiza, as suas propostas e o que defende, pelo que trabalha e luta, o seu projecto e ideal, tem na Festa do Avante! uma magnífica oportunidade.

Tudo isso e muito mais é possível de encontrar nas exposições políticas, patentes no Espaço Central ou em cada uma das suas organizações, nos mais de 70 debates sobre variados temas que ocorrem por toda a Festa, nos murais e na decoração que marca todo o recinto, nas intervenções do comício.

Mas também se encontra na concepção geral de toda a Festa, na sua programação cultural, na presença da gastronomia e do artesanato de cada uma das regiões do País, na prática desportiva, nas iniciativas dirigidas a todos, mas em particular às crianças e ao espaço para a sua brincadeira, em todas as diversas actividades que ali ocorrem, onde os comunistas trazem para a Festa tudo o que o trabalho e a criação humana têm de mais avançado e que é indissociável da sua concepção do mundo e da vida.

E que se encontra também no seu funcionamento e ambiente, na militância, na solidariedade e fraternidade, no convívio tranquilo e solidário que se vive nela, e ainda na sua afirmação como grande festa nacional em que se valoriza o nosso país, a sua produção, a sua cultura, os seus trabalhadores, incluindo todos aqueles que o escolheram para aqui viver e trabalhar.

E, igualmente, na expressão da solidariedade internacionalista, com os povos que lutam e resistem, em que se destaca a solidariedade com a Palestina que terá expressão na Festa e a que cada um se pode associar.

A Festa e a luta

A realização da Festa, que agora abre portas, culmina meses de trabalho, que desde a edição anterior envolveram as organizações do Partido e da JCP, os seus militantes e também muitos e muitos democratas e amigos da Festa, que se empenharam na discussão da sua concepção, do seu programa e do seu funcionamento, na divulgação por todo o País, na venda da EP e, nestes últimos meses, na sua construção, na Quinta da Atalaia, dando forma aos palcos, espaços e pavilhões.

Meses de trabalho, na preparação da Festa do Avante!, ao mesmo tempo que o Partido cumpria o seu papel, junto dos trabalhadores e das populações, tomando a iniciativa, dinamizando a intervenção política e a luta, aprofundando a ligação às massas, dinamizando a participação em campanhas eleitorais e iniciando a preparação do seu XXII Congresso, que se realizará em Almada no mês de Dezembro.

Aproveitar ao máximo

Aproveitem agora a Festa, consultem o seu programa e optem, porque não é possível estar em todo o lado. Aproveitem ao máximo tudo o que a Festa oferece ao nível dos espectáculos – onde, não sem dificuldade, de entre tantos se pode destacar o concerto sinfónico, comemorativo dos centenários de Joly Braga Santos e de Carlos Paredes –, das numerosas actividades desportivas, para assistir ou participar, nomeadamente a Corrida, dos espectáculos de teatro às sessões de cinema, das visitas às exposições de Ciência, Artes Plásticas ou, no Espaço Central, sobre a Festa dos Tabuleiros de Tomar e sobre «Funções sociais do Estado e Serviços públicos – conquistas de Abril, direitos do povo», das actividades para a infância, no Espaço Criança e noutros espaços da Festa, na gastronomia e produtos regionais, onde há lugar para o que de melhor se faz no nosso País, nas festas do livro e do disco, com apresentações e autógrafos, e muito mais.

Tudo isto com a aquisição da EP/ Entrada permanente, que se apresenta como Título de Solidariedade com a Festa do Avante! – para uma Festa que, assente na sua identidade de sempre, se afirme e projecte para o futuro cada vez mais bela e melhor, confirmando assim que não há festa como esta!

 

Alexandre Araújo