Rave surpresa anima espaço em frente ao Palco 25 de Abril

O primeiro dia desta 48.ª Festa do Avante! traz uma novidade: uma rave extraprograma que será apresentada, depois do final do concerto sinfónico, pelos DJ Lynce, Wugori e Violet, que vão actuar a partir de um chamado “trio eléctrico”, que será instalado na rua que circunda o Palco 25 de Abril.

Mas o que é, afinal, um “trio eléctrico”? Esse é o nome inventado no Brasil para um camião equipado com um sistema de som de alta potência, geralmente usado em festas e eventos de música ao ar livre, especialmente no Carnaval da Bahia.

Violet

O conceito foi criado na década de 1950 por dois músicos baianos, Dodô e Osmar, e o nome “trio eléctrico” referia-se a um grupo musical composto por três membros que tocavam em cima de um veículo adaptado para dar espectáculos.

A ideia, porém, não foi exclusiva do Brasil. O mesmo se passou em muitos carnavais de países da América Latina, como Argentina, Uruguai e Colômbia e até no Carnaval de Goa, na Índia, há uma tradição semelhante vinda ainda dos tempos da colonização portuguesa.

Lynce

Na Jamaica, especialmente em Kingston, o conceito de “sound systems”, bastante popular desde a década de 1940, refere-se a equipamentos semelhantes usados para festas de rua, onde prevalece o reggae.

São também célebres os carros de som do carnaval de Notting Hill, em Londres, e em outros festivais de música do Caribe na Europa, que se deslocam nas ruas seguidos por milhares de pessoas.

O conceito do “camião musical” foi entretanto decisivamente adoptado pela música techno, que lhes dá este nome: “love mobile”. Marcos desse processo foram a Love Parade, criada em 1989, em Berlim, na Alemanha, seguida da Street Parade de Zurique, que começou em 1992.

Tanto a Love Parade quanto a Street Parade desempenharam um papel crucial na difusão global da música techno e da cultura rave. Além disso, promoveram a ideia de «Paz, Amor, Unidade e Respeito» (é celebre a sigla inglesa deste lema: PLUR), um foco central da cultura rave que enfatiza, através da música, os valores do pacifismo, da aceitação das diferenças, da celebração comunitária da liberdade, da paz e da inclusão.

Wugori

É a “bombar” ao som de uma música que valoriza estes conceitos e o da solidariedade humana que vamos então ter um “trio eléctrico” ou, se se quiser, um “love mobile”, para uma rave surpresa no primeiro dia da Festa do Avante! deste ano.

 

Para além da compositora e DJ Violet (que encerrará a noite de sábado no Auditório 1.º de Maio com a Rave Avante!, juntamente com Saya e Oseias), na rave extraprograma de sexta-feira actuarão no “trio eléctrico” os DJ Lynce e Wugori.

Detentor de um apreciável e muito particular espólio discográfico, que manipula com uma técnica irrepreensível, Lynce produziu alguns DJ sets realmente oblíquos e únicos.

Wugori é um DJ, produtor e rapper natural da Amadora, que se estreou em 2018 com a beatape ‘Gorila’, tendo posteriormente criado, entre outros, lançamentos colaborativos com o artista portuense gonsalocomc e, mais recentemente, ‘Wugozi’ com o produtor Oseias.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

A Festa abre amanhã

Na véspera da abertura da 48.ª Festa do Avante!, e depois das várias informações dadas semana após semana, sobra pouco para dizer. Poderá ser útil lembrar que a Revista Programa, que se encontra à venda, inclui todas as informações necessárias ao visitante (os horários, as ementas, os...

Mais de 70 debates, conversas e sessões em vários espaços da Festa do Avante!

Do País aos quatro cantos do mundo; dos livros à economia; da ciência às artes plásticas; das lutas de ontem e de hoje aos avanços tecnológicos – de tudo isto e muito mais se falará em mais de 70 debates que se realizarão nos vários espaços da Festa do Avante!. É precisamente dos seus temas, horários e locais que damos conta nestas páginas (as apresentações de livros surgem nas próximas)