Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, participou, no dia 25, na apresentação do livro de Alexandra Nepomuceno, História de vida do Comendador Rui Nepomuceno, militante comunista, falecido a 18 de Abril deste ano.
«Queremos destacar a oportunidade que a apresentação do livro aqui, em Lisboa, nos proporciona para valorizar o advogado, o humanista e homem de cultura que foi Rui Nepomuceno», afirmou Jerónimo de Sousa na sua intervenção. «Uma personalidade ímpar da sociedade madeirense e um homem de causas e convicções inabaláveis às quais dedicou uma vida, mas também, e, de sobremaneira, um defensor da liberdade e da democracia», acrescentou.
«Na verdade», recordou o dirigente, «o percurso de vida de Rui Nepomuceno é indesligável da sua militância política, da sua identificação com os valores da justiça social, do seu compromisso com as causas de libertação dos explorados e oprimidos».
Antes de terminar, Jerónimo de Sousa recordou a participação de Rui Nepomuceno nas lutas académicas em Coimbra, o seu sentido de solidariedade durante a guerra colonial, na luta antifascista, e o seu valioso contributo de sempre junto do PCP na Madeira.