Hanami vence em Locarno
A realizadora Denise Fernandes conquistou, com Hanami, projecto filmado na Ilha do Fogo, em Cabo verde, o prémio revelação na 77.ª edição do Festival de cinema de Locarno, na Suíça. A informação foi revelada no dia 17.
O nome da realizadora, que já tinha apresentado em Locarno a curta-metragem Nha Mila, consta por duas vezes na lista de premiados, com o Prémio de melhor Director Revelação – Cidade e Região de Locarno e nas Menções Especiais.
A longa-metragem da realizadora portuguesa, de origem cabo-verdiana e formada na Suíça, fala das etapas e dores do crescimento de uma menina, desde que está na barriga da mãe até à adolescência. Hanami centra-se em torno da história de uma família de uma ilha vulcânica remota, de onde toda a gente quer partir, mas onde uma criança, a pequena Nana, aprende a ficar.
Outras nomeações
A primeira longa-metragem da realizadora Marta Mateus, Fogo de Vento, vai fazer parte da secção Correntes, do Festival de Cinema de Nova Iorque. A secção onde o filme vai ser apresentado inclui 12 longas-metragens e 28 curtas de mais de 20 países.
Neste festival vai estar também Grand Tour, de Miguel Gomes, que venceu a melhor realização em Cannes este ano.
O festival nova-iorquino vai-se realizar entre os dias 27 de Setembro e 14 de Outubro.
Grand Tour está, também, entre as primeiras 29 obras seleccionadas para os Prémios do Cinema Europeu.