Faleceu presidente do COP
José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), faleceu, no dia 11, aos 74 anos, informou este organismo.
Nascido em 1950, em Santarém, e licenciado em Educação Física, foi professor e, nos anos 60, jogador federado de futebol nos Leões de Santarém.
Foi dirigente do Sport Algés e Dafundo, em 1985, passando, posteriormente, por cargos em diversas instituições: assessor na Federação Portuguesa de Halterofilismo; presidente da Confederação do Desporto de Portugal; presidente do Instituto do Desporto de Portugal; presidente da Comissão de Coordenação Nacional do Ano Europeu de Educação pelo Desporto, entre outras. Era, desde 2013, presidente do COP, estando a cumprir o último mandato.
Constantino escreveu, ainda, inúmeros livros e artigos sobre desporto, sendo reconhecido pensador deste fenómeno em Portugal.
O PCP endereçou, no dia 12, condolências pelo seu falecimento, destacando as «funções que desempenhou com um profundo conhecimento, dedicação e empenho na defesa do direito ao desporto em Portugal», e afirmando que o «seu legado terá consequências nas gerações vindouras», a favor do Desporto como factor no desenvolvimento do País e do povo.