Este ano, o grupo de artistas provenientes da China é da província de Hubei, conhecida como “a província dos mil lagos”, e trará à Festa do Avante! um maravilhoso programa cultural e artístico.
O Teatro de Ópera e Dança de Hubei é famoso pelos seus sinos e apresentações de óperas nacionais. Apresentará na Festa um programa com fortes características orientais, partilhando um momento encantador com o público. A apresentação inclui: conjunto de música folclórica “Canção dos Pescadores ao Crepúsculo”; dança guzheng “Altas montanhas e água corrente”; um excerto da ópera “Guardas Vermelhos Honghu” – “Ondas de Água Honghu”; solo de Pipa “Envia-me uma rosa”; dança rural “Arar”, solo masculino “Amor de Três Gargantas”; conjunto guqin e xun (instrumentos de corda e de sopro), dueto de dança “Chu Ling”; canção folclórica de Hubei “Melodia do Barco-Dragão”.
Nesta participação na Festa, Hubei não traz só programas artísticos de grande qualidade, exibirá também projectos de património cultural imaterial, como recortes de papel e modelagem chinesa de figuras com massas.
A província de Hubei será representada por uma delegação dirigida por Ju Zhaohui, membro do Comité Permanente do Comité Provincial de Hubei do Partido Comunista da China e ministro do Departamento de Propaganda do PCC nesta província,
Hubei está localizada no centro da China, no curso médio do Rio Yangtze, tendo uma área total de 185.900 quilómetros quadrados euma população residente de 61 milhões de pessoas. É conhecida como a província dos mil lagos e da abundância de alimentos.
Imenso património
Hubei é o berço da cultura Jingchu, que desempenha um papel crucial no desenvolvimento da civilização chinesa. Descobertas como o Bianzhong (sinos antigos) do Marquês Yi de Zeng durante o Período dos Estados Combatentes reescreveram a história da música mundial. Histórias como a “Batalha de Chibi” (Batalha dos Penhascos Vermelhos), a “Disputa Territorial Sun-Liu” e o “Plano Longzhong”, que ocorreram em Hubei, tiveram ampla influência nacional e internacional.
Hubei possui um rico património cultural imaterial, com 145 projectos de nível nacional. Cinco desses projectos, incluindo os Costumes do Festival do Barco-Dragão na Cidade Natal de Qu Yuan, Recortes em Papel Esculpido, Teatro de Sombras Chinesas da Planície de Jianghan, Ópera de Pequim, Técnicas Tradicionais de Fabricação de Chá e os seus costumes associados, foram incluídos na lista de património cultural imaterial da Humanidade da UNESCO. Hubei é ainda uma das províncias chinesas com uma enorme riqueza patrimonial histórica e natural, possuindojá três sítios classificados como Património Mundial.
Economia em expansão
Sob a direcção do PCC, a economia de Hubei continua a melhorar, a transição energética está a acelerar, as vantagens em inovação científica estão a aumentar, o suporte de infra-estrutura está a fortalecer-se e o bem-estar da população está a melhorar continuamente, impulsionando um desenvolvimento de alta qualidade.
Vista da China, Hubei está no centro das principais áreas económicas do país, ligando as principais vias de transporte ferroviário, fluvial e aéreo. Viajando em comboio de alta velocidade, 80% das grandes cidades da China podem ser alcançadas em 4 horas, ganhando, desta forma, o nome de “Porta para Nove Províncias”. Vista do mundo, Hubei possui rotas marítimas directas para o Pacífico, o Expresso Ferroviário China-Europa (Wuhan) chega directamente à Ásia Central eà Europa, enquanto o Aeroporto Internacional Huahu de Ezhou, o maior hub de carga aérea da Ásia, abre a “porta de saída” para os céus.
Hubei fortaleceu a integração entre inovação científica e tecnológica e inovação industrial, promovendo rapidamente o crescimento e a expansão de novas forças produtivas, com 25 mil empresas de alta tecnologia e 35 mil pequenas e médias empresas tecnológicas.
Hubei está repleta de surpresas em cada encontro.