O Comité Central decidiu que o XXII Congresso do PCP se realiza no Complexo Municipal dos Desportos – Cidade de Almada, nos dias 13, 14 e 15 de Dezembro, sob o lema: «Força de Abril. Tomar a iniciativa, com os trabalhadores e o Povo. Democracia e Socialismo».
Na sua reunião da passada sexta-feira, 28 de Junho (ver páginas 4 a 8), o Comité Central do PCP aprovou também o «Regulamento para o debate no Partido e eleição de delegados ao XXII Congresso», que se iniciará no princípio de Outubro, após a decisão do Comité Central sobre as «Teses – Projecto de Resolução Política». Aprovou ainda os critérios que orientam a elaboração da lista do Comité Central a eleger no XXII Congresso.
A partir destes elementos, é agora possível avançar na sua preparação, tendo presente que a realização de um Congresso é sempre um processo de grande importância na vida do PCP. Processo que requer o envolvimento de todo o Partido, afirmando, na prática, a profunda democracia interna que o caracteriza e que é indissociável do seu Programa, dos seus valores, do seu ideal e projecto.
Assim, com a mesma determinação e confiança com que o PCP é chamado a intervir num quadro exigente como o que vivemos, sublinha-se o apelo do Comité Central aos militantes do Partido para uma forte participação com a sua reflexão e contributo, elementos essenciais para garantir o seu êxito, assegurando o reforço do Partido e a concretização do seu papel, decisivo para responder aos interesses dos trabalhadores e do povo e do País, na luta pela alternativa, por uma democracia avançada com os valores de Abril no futuro de Portugal, pelo socialismo e o comunismo.