Odivelas
Na reunião da Câmara Municipal de Odivelas de 15 de Maio, a CDU manifestou preocupação com a evolução da construção em Famões, tendo em conta que entre 2011 e 2021 a densidade populacional daquela freguesia aumentou em cerca de 19 por cento.
Segundo o INE, ali existem cerca de 5600 alojamentos e, de acordo com as alterações que têm sido feitas aos alvarás de loteamento, é possível a construção de cerca de 7800 fogos. «Estes números demonstram um avanço muito significativo e preocupante na ocupação do uso dos solos e que já hoje existe um conjunto de consequências que vão sendo sentidas pela população que lá vive», adverte a CDU, dando como exemplo «ruas em que a sua largura já colocou problemas na recolha de lixo, onde praticamente não há comércio e equipamentos e com pequenos passeios». As críticas estendem-se à «degradação do espaço público» e à «grave impermeabilização dos solos».
A CDU propõe uma construção equilibrada e que tenha em conta a qualidade de vida das pessoas, e, por isso, defende um processo de revisão do PDM, diminuindo os índices de construção e de utilização de solos; reabilitar os núcleos históricos e as zonas urbanas consolidadas; definir áreas verdes estratégicas do concelho; planear novas centralidades nas áreas de maior expansão; elaboração de Planos de Pormenor e de Urbanização, de iniciativa municipal.