A 9.ª edição do Festival Liberdade realiza-se, no dia 15 de Junho, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios, Seixal, para comemorar os valores da liberdade e potenciar o envolvimento da juventude.
Além dos cabeças de cartaz no palco principal do Festival, o evento, com entrada livre, promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), contará com diversas animações e iniciativas nas áreas da música, dança, teatro, desporto, artes visuais e debates, dinamizadas pelos jovens da Região e o seu Movimento Associativo.
O Festival Liberdade é um projecto regional, assumido pela AMRS em parceria com o Movimento Associativo Juvenil da Região de Setúbal. Esta edição, que conta também com a Festa de Encerramento do Ano Lectivo, promovida anualmente pelo município do Seixal, é realizada em colaboração com a Câmara Municipal do Seixal e a Junta de Freguesia de Corroios.
O Festival pretende potenciar o envolvimento da Juventude da Região de Setúbal e do seu Movimento Associativo Juvenil, na sua construção, dando-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram.
Tem ainda como objetivos assumir-se como um espaço de reflexão e partilha sobre Políticas de Juventude na Região e no País, onde os jovens possam comemorar os valores da Liberdade e as conquistas de Abril.
Espectáculos e outros momentos
No palco principal «Carlos Paredes», actuam Papillon e T-Rex, os cabeças de cartaz e ainda os finalistas do Concurso Interescolar de Talentos Musicais do Concelho do Seixal, a banda da Escola Secundária de Amora e Clave, da Escola Secundária Manuel Cargaleiro.
Para o palco «Paz» estão previstos os Whatabeachwreck, do Barreiro, Diáspora, da Moita, Confuse, de Setúbal, Constança Quinteiro, de Sesimbra, Safari Zone, do Montijo, TheOrange Buzz Ban, de Palmela, Bonaparte, do Seixal e Allgema, de Alcochete.
O recinto terá ainda o Espaço Juventude, o Espaço Igualdade, o Espaço Desporto e o Espaço Arte em Liberdade, assim como animação de rua com espectáculos de percussão e de fogo.
Anunciado está ainda um encontro do movimento associativo juvenil da região de Setúbal no Espaço Juventude sob o mote «Os 50 anos do 25 de abril, a juventude e o associativismo».