79 anos da Vitória celebrados em Portugal
Com a participação de mais de duas centenas de pessoas, realizou-se a 12 de Maio, no salão multiusos da Voz do Operário, em Lisboa, uma sessão que assinalou o 79.º aniversário da Vitória da União Soviética e aliados sobre o nazi-fascismo alemão.
Durante o acto solene, recordou-se que, até à tomada de Berlim pelo Exército Vermelho, passaram 1418 dias e noites, de batalhas com uma dimensão nunca antes vista, de atrocidades nunca antes cometidas por seres humanos, mas também de heroísmo gigante de todo o povo soviético.
Durante a segunda grande guerra, a URSS perdeu mais de 20 milhões de vidas humanas. Ficaram em ruínas 1710 cidades e vilas, mais de 70 mil aldeias. Foram destruídas cerca de 32 mil empresas industriais.
Estiveram patentes exposições fotográficas, uma dedicada ao cerco de Leninegrado e outra intitulada «Rostos da Guerra». Decorreu um concurso infantil de desenho, que teve por inspiração o modo como cada um vê a paz. Com especial simbolismo, foram partilhadas as «papas do soldado», evocando as dificuldades de alimentação do povo e das tropas durante a Grande Guerra patriótica na URSS.