Pelo direito aos transportes e mobilidade
Sandra Pereira, candidata e deputada do PCP no Parlamento Europeu (PE), esteve no Porto na segunda-feira, 15, acompanhada pelo deputado à Assembleia da República Alfredo Maia.
Os deputados participaram numa tribuna pelo direito aos transportes e mobilidade, na Estação das Devesas, Vila Nova de Gaia. Na região, são muitos os efeitos negativos da política de direita seguida nesta área, desde faltas na cobertura, frequência e frota nos STCP, aos incómodos na mobilidade dos cidadãos devido às obras na via pública pelo Metro do Porto.
Sandra Pereira e Alfredo Maia contactaram, ainda, os trabalhadores do Arrábida Shopping, Groz-Beckert e Sunviauto, exigindo mais salários, menos horários e o encerramento dos centros comerciais às 22h00 todos os dias, e aos domingos e feriados.
Com acções desde o início do mês, a deputada reuniu, também, com os Bombeiros Voluntários de Avis, apresentando propostas para o sector como a revisão do seu Estatuto Social ou a criação de um fundo social e de um comando nacional autónomo (que levante necessidades, riscos e recursos e garanta condições necessárias ao auxílio às populações).
Garantir habitação para todos
No dia 8, João Pimenta Lopes, deputado do PCP no Parlamento Europeu (e candidato pela CDU a este órgão), esteve no Porto, com Alfredo Maia, deputado na Assembleia da República. Na cidade portuense, os deputados participaram numa tribuna pública sobre o direito à habitação, num concelho que, em 2023, teve o aumento mais acentuado de rendas em apartamentos de toda a Europa, na ordem dos 22,5 por cento.
Nesta iniciativa (que decorreu na Estação da Trindade), intervieram, ainda, José Varela (eleito na Assembleia Municipal) e Ilda Figueiredo (vereadora na Câmara Municipal).
Os eleitos comunistas contactaram, ainda, os trabalhadores do NorteShopping, Wedrone «Sonafi» e DAT-Schaub, reivindicando o fim da precariedade e uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar.