João Oliveira pelo País contra as imposições da UE
João Oliveira, primeiro candidato ao Parlamento Europeu (PE), participou, durante a última semana, em diversas iniciativas no distrito de Leiria e na região do Minho, apontando várias críticas às imposições da União Europeia (UE).
Fundos europeus têm de responder à realidade portuguesa
Com uma delegação do PCP, João Oliveira visitou na sexta-feira, dia 5, durante a manhã, a empresa cerâmica Perpétua, Pereira & Almeida, em Alcobaça.
Luís Caixeiro, do Comité Central do Partido, e dirigentes do PCP no distrito e no concelho acompanharam o primeiro candidato do PCP e membro da Comissão Política.
A delegação foi recebida por Elsa Almeida e Fernando Perpétua, administradores, e Jorge Horta, director fabril, que conduziram uma visita às instalações, recordando a história recente da empresa, a partir da recuperação das Cerâmicas São Bernardo, em 2013, do perigo de insolvência. Hoje emprega mais de 60 pessoas e detém pergaminhos de prestígio nos mercados mundiais da cerâmica decorativa (faiança e porcelana).
Na conversa com o candidato comunista, destacaram-se as dificuldades das micro, pequenas e médias empresas no acesso aos fundos europeus. João Oliveira recordou que o PCP defende a alteração da arquitectura dos programas, já que a UE privilegia os grandes grupos económicos, mas também uma política diferente na vertente nacional, para corresponder às especificidades e necessidades da nossa economia.
Já perto do intervalo para almoço, coincidindo com a mudança de turnos na fábrica, João Oliveira juntou-se a um grupo de camaradas da organização concelhia, numa acção de contacto e distribuição de documentos, dirigida aos trabalhadores da Crisal, na Marinha Grande. Em breves momentos de conversa, lembrou que o PCP, logo que iniciada a sessão legislativa, apresentou na AR propostas para responder aos problemas e melhorar a vida de quem trabalha.
No Minho
Já no dia 9, João Oliveira esteve nos distritos de Braga e de Viana do Castelo, tendo participado, de manhã, numa tribuna pública sob o lema «Envelhecer com dignidade! Mais saúde, melhores pensões!», em Guimarães, com Mariana Silva, da Comissão Executiva do PEV.
Aqui, o candidato destacou que «quando na UE encontramos orientações no sentido da contenção de salários e de pensões», estas «são imposições contra os os nossos pensionistas».
Por seu lado, a dirigente ecologista apontou a «necessidade de corrigir assimetrias de rendimentos», que afectam «muito os mais idosos».
Já em Viana do Castelo, o candidato esteve noutra tribuna, onde sublinhou os compromissos da CDU no quadro das eleições para o PE, em defesa de uma Europa de cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, de progresso social e de paz.
Ainda nesse dia, João Oliveira contactou com trabalhadores das empresas S. Roque (Vila Nova de Famalicão) e Mephisto (Viana do Castelo).