Saiu hoje O Militante que realça Abril e os seus valores
A edição de Março/Abril de O Militante, disponível desde hoje, coloca em destaque a Revolução de Abril, cujo 50.º aniversário se comemora este ano. O título de capa não podia ser mais significativo, O PCP e a Revolução, que remete para uma série de textos em que se destaca o papel dos comunistas na Revolução.
O primeiro deles destaca o Programa do PCP para a Revolução Democrática e Nacional, aprovado em 1965 e que em grande medida se cumpriu no decurso do processo revolucionário. São também publicados um excerto de A Revolução Portuguesa, o Passado e o Futuro, de Álvaro Cunhal, sobre o movimento operário; o comunicado da Comissão Executiva do PCP sobre o derrubamento do governo de Marcelo Caetano, do próprio dia 25 de Abril de 1974; os comunicados das direcções das organizações regionais do PCP de Lisboa, do Porto e do Sul, também de 25 de Abril, sobre o derrube do governo fascista e as tarefas imediatas; e um comunicado do Secretariado, do dia seguinte, sobre o movimento militar.
Uma entrevista de Álvaro Cunhal ao jornal comunista francês l’Humanité, publicada logo a 29 de Abril, o seu discurso à chegada ao aeroporto de Lisboa, no dia seguinte, e a intervenção no imenso 1.º de Maio, fazem também parte daquele dossiê, que inclui também a nota da Comissão Política sobre o 11 de Março e o comunicado do Comité Central sobre a situação política decorrente da derrota do golpe, excertos de comunicados sobre a ofensiva contra-revolucionária (de 10 de Agosto) e a crise político militar (28 de Agosto), o comunicado da Comissão Política sobre o 25 de Novembro, o discurso de Álvaro Cunhal no grande comício do PCP de 7 de Dezembro, no Campo Pequeno, e ainda um excerto do Programa do PCP em vigor, sobre os valores de Abril no futuro de Portugal.
Ainda sobre o 25 de Abril, há um artigo sobre o poder local democrático, outro sobre a luta e os direitos da juventude e ainda um outro, sobre os 75 anos da NATO e os 50 da Revolução. As experiências e ensinamentos acumulados nas Jornadas de trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, a transição energética que se quer justa e a valorização do Programa Eleitoral do PCP, nas palavras do Secretário-Geral, completam a edição.