Conceição Matos homenageada
Segundo nota de imprensa da CDU Odivelas, Conceição Matos, resistente antifascista e militante do PCP, foi distinguida, no dia 11, com o Prémio Municipal Beatriz Ângelo 2024.
De acordo com a CDU, a atribuição deste importante galardão do concelho, no cinquentenário do 25 de Abril, é uma forma de «prestar homenagem a todas as mulheres que lutaram pela liberdade e pela dignificação da condição social da mulher».
Maria da Conceição Rodrigues Matos, nascida em 1936, participou no MUD Juvenil e, em 1962, já militante do PCP, passou à clandestinidade. Presa pela PIDE em 1965 e 1968, sofreu humilhações e torturas, tendo trabalhado, em 1973, junto da Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos.
Passou novamente à clandestinidade, indo para fora do País. Foi em Paris que, com Domingos Abrantes, Álvaro Cunhal e muitos outros exilados, viu ter início a Revolução de Abril, regressando a Portugal.
Desde o 25 de Abril, não deixou de participar em conferências e debates, dando o seu testemunho enquanto resistente.
O prémio, da responsabilidade do Município de Odivelas, visa distinguir pessoas e entidades que intervenham em prol da igualdade de género e do combate à discriminação entre homens e mulheres.