Anteontem, 5, Paulo Raimundo alertou para a poluição de que são vítimas os ecossistemas ribeirinhos, como acontece na Vala Real de Almeirim, onde viu com os seus próprios olhos um afluente do Tejo completamente tapado por espécies invasoras e infestantes, como os jacintos de água, que provocam a degradação ambiental. A acção contou com a presença dos candidatos Bernardino Soares e Francisco Madeira Lopes, bem como de Heloísa Apolónia e Mariana Silva, candidatas pelos círculos de Setúbal e de Lisboa, respectivamente, e dos órgãos executivos do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV).
O Secretário-Geral do PCP pediu mais força à CDU, também para que o PEV volte à Assembleia da República (AR), uma voz ecologista, com o compromisso de defender o meio ambiente, a justiça ambiental, de forma consequente e empenhada. Interrogado se tem apanhado «jacintos» durante a campanha eleitoral, respondeu que «não», pelo menos com «dimensão» do que ali se estava a presenciar. No entanto, «é preciso que não se juntem na AR», acentuou.
Heloísa Apolónia criticou o facto de a política ambiental estar «completamente virada para o favorecimento aos grupos económicos» e reclamou medidas como o reforço de meios humanos e técnicos das autoridades com responsabilidade na fiscalização e acções inspectivas em questões ambientais com vista a combater focos de poluição nos rios.
Projecto de futuro
Seguiu-se um almoço-comício em Alpiarça, terra de Abril, com mais de duas centenas de pessoas. Ali a questão central foi «direitos dos pais e das crianças», com Paulo Raimundo a propor, além de melhores salários, a valorização das carreiras e profissões; acabar com o abuso do alargamento desenfreado do trabalho nocturno, por turno e em laboração contínua; redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais; o fim de todas as discriminações e formas de violência; a gratuitidade das creches; a criação de uma rede pública de creches, entre outros direitos. Intervieram também Bernardino Soares e o candidato Francisco Madeira Lopes. No almoço estiveram também Manuela Cunha, do Conselho Nacional do PEV, João Luiz Madeira Lopes, mandatário da lista, Diogo D’Ávila, do Comité Central do PCP e responsável pela Organização Regional de Santarém, Rui Fernandes e Rui Braga, respectivamente, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central.