Cooperativista premiado
Jerónimo Teixeira, presidente da mesa da assembleia-geral da Mútua dos Pescadores (que avançou a informação), e seu antigo director-geral e presidente do conselho de administração, foi considerado Personalidade do Ano da Economia Social, no quadro do Prémio António Sérgio 2023.
Licenciado em Economia e figura ímpar nesta cooperativa de seguros, onde participa desde os anos 80, esteve ligado, ainda, por 10 anos, desde 1974, ao movimento sindical de metalúrgicos e aviação civil. Foi, também, presidente da Confederação Cooperativa Portuguesa (em representação da FENACOOP) e membro da direcção da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, responsável pela distinção.
O prémio foi entregue a 24 de Janeiro, na Voz do Operário, Lisboa.
Investigadores distinguidos
Joana Dias Pereira (coordenadora) e Rui Henriques, investigadores na Universidade Nova de Lisboa, foram, também, agraciados com este prémio, na categoria de Estudos e Investigação na Lusofonia, pelo livro História do mutualismo nas ex-colónias portuguesas, avançou o Instituto de História Contemporânea, que desenvolveu o projecto em conjunto com a União das Mutualidades Portuguesas.