Exposição de Eduardo Gageiro
Uma mostra com 170 fotografias do 25 de Abril de 1974, captadas por Eduardo Gageiro, foi inaugurada, no dia 26, no Torreão Nascente da Cordoaria Nacional. Intitulada de Factum, a exibição sobre a Revolução inclui ainda trabalhos ilustrativos do país, alguns deles inéditos, nas suas várias vicissitudes políticas, sociais e culturais, modos de vida e personalidades diversas, desde a década de 1950 até 2023.
Organizada por ocasião dos 50 anos do 25 de Abril, a exposição – que ficará patente até dia 5 de Maio – apresenta cenas do trabalho nas fábricas, no campo, na construção civil, emigração, repressão policial do Estado Novo, manifestações populares, revolução, religião, bastidores da política, entre outros assuntos. Segundo a organização das Galerias Municipais, a foto mais recente foi captada na manifestação de 25 de Abril de 2023.
Eduardo Gageiro, autor de centenas de fotografias históricas da Revolução, recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo, incluindo o 2.º lugar na categoria Retratos do Prémio World Press Photo em 1974, e foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique.