Exposição evoca Urbano Tavares Rodrigues
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Urbano Tavares Rodrigues, militante comunista e figura cimeira da cultura portuguesa, o Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem patente a exposição «Sonhar a palavra liberdade», centrada na sua primeira obra editada (1949): «Santiago de Compostela» (Quadros e Sugestões da Galiza).
Este livro reúne um conjunto de crónicas publicadas no «Diário de Notícias» em 1948, que são o motivo para o trabalho do fotografo Sérgio Jacques, presente nesta exposição, e agora editado em livro («Santiago de Compostela»), que mistura fotografias daquela cidade com frases e excertos do livro de Urbano Tavares Rodrigues.
A obra de Urbano Tavares Rodrigues é extensa e abarca todos os domínios da escrita: romance, novela, conto, teatro, poesia, crónica, ensaio, jornalismo, viagens. Em 2000 foi-lhe atribuído o Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e, em 2002, o Grande Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.